Importância do fator casa
A superioridade caseira ficou bem vincada na jornada inaugural do Troféu António Pratas, com Dragon Force - ainda que tenha jogado no Municipal de Coimbrões -, Illiabum, SL Benfica “B” e Eléctrico FC a vencerem os respetivos adversários.
Competições
28 SET 2013
O jogo mais equilibrado foi aquele que opôs os encarnados à equipa açoriana da ilha Terceira, já que nos restantes encontros verificaram-se vitórias mais folgadas das formações visitadas.
Estreia positiva de Pedro Nuno no comando técnico do Iliabum, com a equipa de Ílhavo a bater o Sangalhos (87-63) na 1ª jornada do Grupo Centro-Norte. Os ilhavenses dominaram a luta das tabelas (36-20), e tiveram seis jogadores a fazer 10 ou mais pontos neste encontro. O inicio da segunda parte foi decisivo para que a formação de ílhavo fugisse em definitivo no marcador, ao fazer subir a diferença para mais de vinte pontos (66-45). João Fernandes, com 18 pontos, foi o melhor marcador do Illiabum, já Nuno Bizarro, do Sangalhos, foi o atleta que mais pontos (19) conseguiu neste desafio. A equipa do Dragon Force iniciou a disputa do Grupo Norte do VII Troféu António Pratas com uma expressiva vitória frente ao Desportivo Leça/Cargolândia (86-45). Um regresso muito positivo do treinador Moncho Lopez como treinador principal de uma equipa deste novo projeto do Futebol Clube do Porto. Pedro Bastos, melhor marcador do encontro com 19 pontos e Miguel Queiroz (15 pontos e 9 ressaltos),MVP do jogo com 20 de valorização, destacaram-se na equipa do Dragon Force, enquanto que no D. Leça, Tiago Lopes (10 pontos e 7 ressaltos) foi o mais valorizado.Vitória do SL Benfica “B” na ronda inaugural do Grupo Sul (68-59). Diante o Terceira Basket, a jovem equipa encarnada conseguiu um triunfo que a coloca mais próxima da fase seguinte da competição. Os benfiquistas venceram os dois primeiros do encontro (41-32), pelo que a vantagem amealhada na primeira parte foi decisiva para o triunfo dos comandados de Goran Nogic.No Grupo Centro Sul, o Eléctrico FC é para já o comandante, uma vez que o conjunto alentejano bateu o AngraBasket, por 83-47. O parcial de 24-8, favorável à equipa de Ponte de Sor, no 1º quarto deu o mote para uma vitória fácil dos comandados de Andry Melnychuk. Pedro Afonso, autor de um duplo-duplo (16 pontos e 17 ressaltos), destacou-se na equipa de Ponte de Sor, já André Miguens com 18 pontos foi o melhor marcador dos alentejanos. O norte-americano Arthur Morrison (24 pontos, 8 ressaltos e 3 roubos de bola) deu boas indicações para vir a ser um bom reforço para a equipa açoriana.2ª jornada (28/09/2013)15 horas – Academia x Terceira Basket – Esc. Sec Lumiar16 horas – Casino Ginásio x AngraBasket – Galamba Marques17 horas – Aliança Sangalhos x Esgueira/OLI – Pav. Sangalhos18 horas – D. Leça x Guifões S. C. – CDC Matosinhos