INGAME – Perguntas & Respostas

Levantar de dúvidas acerca da nova aplicação de digitalização do boletim de jogo

Associações | Competições
24 JAN 2024

Todos os jogos dos Campeonatos Nacionais de sub14, sub16 e sub18 (femininos e masculinos) da presente época vão passar a utilizar a aplicação INGAME para o preenchimento do boletim de jogo, dando continuidade ao projeto piloto, de digitalização do boletim, iniciado em outubro de 2023 nas Associações do Alentejo, Algarve, Aveiro e Madeira, e a que mais tarde se associaram Setúbal, Porto e Vila Real.

Até dezembro de 2023 foram digitalizados mais de mil jogos nestas regiões, e em 81% deles em direto, com aproximadamente nove mil utilizadores a seguir estas competições através da aplicação SWISH.

Ao longo deste tempo foram-nos colocadas várias questões. Compilámos essas perguntas com as respetivas respostas e aproveitamos para as partilhar.

Se a sua questão não obtiver resposta nas perguntas aqui mencionadas, esteja à vontade para as colocar, enviando-as para portugalbasket@fpb.pt

1) O que é a app INGAME ?

É a aplicação que irá substituir o tradicional boletim de jogo em papel. Todas as ações que eram registadas no papel, passam a ser registadas no INGAME

2) Quem vai operar com a app INGAME ?

O oficial de mesa designado com a função de Marcador.

3) Quais são as provas que já estão a utilizar o INGAME ?

As competições regionais de sub18, sub16 e sub14, femininos e masculinas, das Associações do Algarve, Alentejo, Aveiro e Madeira estão a digitalizar desde o início da época. Posteriormente juntaram-se as Associações de Setúbal, Vila Real e Porto.

4) Qual o equipamento necessário? Tablet ou portátil?

A aplicação INGAME só está disponível para Tablet ou Smartphone.

5) Onde posso descarregar a aplicação INGAME ?

A aplicação INGAME está disponível para descarregar na Google Play, na App Store, na Kindle Fire (Amazon) e na AppGallery (Huawei)

6) A aplicação INGAME tem algum custo associado?

Não tem custo, a aplicação é grátis.

7) É necessário estar ligado à internet?

Para descarregar as informações do jogo é necessário que o tablet esteja ligado à internet, durante o jogo é também conveniente que também esteja ligado, para que as ações sejam guardadas na cloud, e para que os fãs possam acompanhar a evolução do jogo através da aplicação SWISH.

8) Se falhar a internet falhar no decorrer de um jogo, a aplicação deixa de funcionar?

A aplicação trabalha em offline, ficando os dados guardados somente no equipamento, no entanto é necessário voltar a ligar para que a informação suba para a cloud.

Requisitos técnicos

9) Quais são os requisitos técnicos dos equipamentos?

Para iOS têm de ter versão iOS 15 ou superior.

Para Android têm de ter versão Android 12 ou superior e 3GB de RAM (4GB são o recomendado).

10) Quais são as provas nacionais onde vai ser utilizado o INGAME?

O INGAME será utilizado nos Campeonatos e Taças Nacionais de sub18, sub16 e sub14, masculinos e femininos.

11) Quando será aplicado nas restantes provas nacionais e regionais?

A partir do início da época 2024-25, todas as provas regionais (e nacionais) dos escalões de formação passam a utilizar o INGAME para a digitalização do boletim de jogo.

12) Como é que os treinadores e juízes assinam o “boletim de jogo”?

O treinador, depois de verificar os jogadores e staff inscritos e assinalar o cinco inicial, assina diretamente na aplicação.

13) Como é que se tem acesso ao “Boletim de Jogo Digital”?

O delegado de cada equipa deve ler um QR CODE gerado pela aplicação e associado ao jogo, e antes deste finalizar, preferencialmente no início do jogo.

Com este QR CODE passa a ter acesso imediato ao boletim de jogo digital.

14) No final do jogo é necessário fazer a impressão do boletim de jogo?

Não, este fica disponível em formato digital (ficheiro PDF).

15) É necessário continuar a inserir o resultado e carregar o boletim de jogo no SA2?

Sim, quando o jogo terminar, o resultado e o boletim de jogo devem ser carregados no SA2.

16) O que fazer quando um jogo não tiver oficiais de mesa nomeados?

As equipas devem designar alguém para realizar essa tarefa, de preferência alguém que já tenha tomado contacto com a aplicação.

17) É possível fazer um treino de habituação à aplicação INGAME?

Sim, a aplicação traz um modo de demonstração.

18) Como é que os jogos aparecem na aplicação INGAME para serem digitalizados?

Cada competição (nacional ou regional) tem um utilizador e password, que serão enviados aos juízes e clubes.

19) Os jogadores já aparecem carregados?

No primeiro jogo de cada equipa, é necessário inserir os jogadores (nome, licença e numero de camisola), a partir do segundo jogo só são inseridos os novos jogadores. É necessário especial atenção na inserção da licença e nome, porque depois de inserido já não é possível a sua alteração, só pode ser alterado o numero da camisola.

20) O que fazer se o tablet ou smartphone “crashar”? É possível continuar noutro equipamento ?

Estando o tablet ou smarphone ligados à internet, e com todas as ações sincronizadas na cloud, é possível continuar a digitalizar noutro equipamento.

SWISH – Siga o jogo em direto

21) Onde é que os fãs do basquetebol podem acompanhar os jogos ?

Os fãs, treinadores, jogadores, familiares, etc, têm de instalar a aplicação SWISH no seu smartphone ou tablet para acompanhar e ter acesso a várias informações.

22) A aplicação SWISH é paga?

Após instalar a aplicação, é necessário fazer o registo, e fazer a subscrição de um plano.

Existem dois planos possíveis: Fan e GOLD. O plano FAN é gratuito, o plano GOLD é pago, mas existe um período trial de 14 dias.

23) Segue vídeo de 30 minutos duma formação da utilização do INGAME

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

Associações | Competições
24 JAN 2024

Mais Notícias