Ismael de Sousa, Christophe da Silva e Yuri Fernandes de regresso
Ligas francesa e italiana terão representantes lusos
Atletas | Competições
8 JAN 2021
Ismael de Sousa (4.0) permanece fiel ao Santa Lucia Basket Roma, emblema com pergaminhos no basquetebol em cadeira de rodas italiano e internacional, que, ante a crise, se viu forçado a declinar a participação no principal escalão do país. Assim, o poste dos quadros da Seleção Nacional disputará a Série B e abre a prova com a visita ao reduto do Giovani e Tenaci, no dia 30 de janeiro. Apesar do longo hiato competitivo, o atleta ex-APD Sintra manteve “três treinos semanais”, numa formação muito renovada, onde o objetivo será “ajudar os jogadores com menos experiência de forma a ter uma equipa coesa durante o campeonato”.
Em França, Yuri Fernandes (2.5), a militar nos Hornets Le Cannet, favorito à conquista da Nationale A, primeira liga, reata o campeonato, que arrancou em setembro e foi interrompido em novembro, no dia 13 de fevereiro, contra Saint Avold, conjunto em ascensão, derrotado na Supertaça frente a outro emblema de peso, Hyères Handibasket. À semelhança de Ismael de Sousa, o ex-Trovões (formação do Barreiro já extinta) preservou uma rotina de treino significativa, de “5 a 7 sessões semanais”, a que acresceram alguns “jogos”, em contexto informal, a opor a equipa principal à B. Apesar da árdua concorrência por minutos, com o internacional gaulês Luigi Makambo (2.5) e o espanhol Ivan Toscano (2.5), Yuri Fernandes ambiciona “jogar e ganhar títulos”, bem como “poder representar a Seleção Nacional”.
Na Nationale B, segundo patamar do país, Christophe da Silva (1.0) vê descolar, por fim, o desafio com as cores do CAPSAAA-Paris, que integra as provas europeias de clubes, também no dia 13 de fevereiro, diante do Les Tiger’s Douai Handibasket. O extremo da Seleção Nacional, opção do cinco inicial no Europeu C de 2019, confessa “a sorte de ter podido continuar a treinar, como se nada tivesse acontecido” e traça como metas “estar na Final Four e marcar mais pontos”, tarefa mais trabalhosa para os jogadores da sua pontuação (com menor funcionalidade).
Itália – Calendário Série B
França – Calendário Nationale A / Calendário Nationale B
Nota: Foto retirada do Facebook oficial dos Hornets Le Cannet