Ismael de Sousa: “Das televisões aos patrocinadores, há uma maior envolvência”

Poste luso reside e compete em Itália desde 2015

Competições
6 JAN 2023

Ismael de Sousa, ex-APD Sintra, fez as malas em 2015 para rumar a Itália, onde quis dar continuidade à prática do BCR. O poste, que assume a decisão de emigrar “por motivos do foro pessoal e não desportivo”, procurou equipa e depressa encontrou a SS Lazio, da Série B. A formação romana identificava, à data, a contratação de um atleta com o perfil de Ismael Sousa como prioridade, pelo que se deu o casamento perfeito. “Apesar de na altura vir da APD Sintra, era um jogador muito verde, porque não tinha muitos minutos de jogo. Quando cheguei aqui, foi difícil a adaptação. Estavam à procura de um poste, então foi chegar, ver e jogar. Mas considero uma ótima experiência. Comecei a treinar mais horas e fui conquistando o meu espaço”, narra.

No percurso de dois anos com a camisola azul celeste, destaca-se a chegada à final da Série B, diante Bolonha, que acabaria por se impor e reclamar o bilhete de subida. Não obstante o desfecho indesejado, Ismael reputa como “muito bom ter alcançado a fase final”, circunstância que fomentaria o interesse de um histórico do BCR do país, emblema também da capital. A SSD Santa Lucia, múltiplas vezes campeã italiana e vencedora da Champions Cup (agora Champions League), máximo troféu continental de clubes, por ter três ocasiões, ameaçava fechar portas por motivos financeiros, mas a situação inverteu-se. “Alguns jogadores, no caso, o Giulio Sanna, atual presidente, e o Matteo Cavagnini não queriam que a equipa acabasse e estavam à procura de atletas para começar tudo do zero. Fizeram-me o convite, aceitei, porque queria experimentar a Série A, um patamar mais alto e continuar sempre na senda de evoluir como jogador”, relembra a abordagem que viria a dar frutos.

A época de estreia no topo da modalidade, num dos campeonatos mais competitivos e profissionalizados à escala mundial, foi pontuada por muita aprendizagem. “Passei a treinar praticamente todos os dias, não jogava tanto, ia entrando aos bocadinhos, mas foi muito bom, porque comecei a treinar com muito mais intensidade”. No processo evolutivo, há um mentor que se destaca, Marco Stupenengo (2.5), base da seleção da nação transalpina. “Foi um dos melhores jogadores com quem já joguei, não só como atleta, mas também a nível humano. Tinha muita paciência comigo, dava-me orientações e, quando eu errava, não se exaltava comigo”, reconhecendo também um papel importante no seu crescimento a outros dois jogadores: Matteo Cavagnini (4.5), nome icónico do BCR italiano e internacional, e Christian Fares (4.0). “Não jogando muito, mas treinando bastante com esses jogadores, aprendi muito”, remata.

Seguiu-se, na segunda temporada, a conquista da Euroliga 3, jornada incontornável para o português, que recorda o “trajeto interessante da equipa” até à vitória final, no último grande momento da SSD Santa Lucia na montra europeia. Desde então, o cenário mudou radicalmente para o emblemático clube, que caiu à Série B, com o espetro dos problemas económicos a emergir de novo, e procura reconstruir-se. Contudo, o potencial de reinvenção e recuperação num país que valoriza largamente o jogo é maior, pois, frisa Ismael de Sousa, “todos estão envolvidos no BCR”. “Das televisões aos patrocinadores, há uma maior envolvência. Até da federação italiana e dos próprios classificadores. Fazem de tudo para que o BCR do país seja posto no primeiro plano”, afirma, antes de se valer de um exemplo mais específico. “Aqui, todos os jogadores têm uma classificação provisória até fazerem uma prova internacional, algo que a maioria faz. Atuam em prol do jogador, porque quem faz a competição são os jogadores. Todos trabalham para o mesmo, dos clubes até às seleções”, afiança.

O jogador de 39 anos, até então invicto ao cabo de duas jornadas na Série B, expressa dois objetivos para o futuro. “Queremos tentar chegar à fase final do campeonato para disputar a subida à Série A. Tenho ainda a ambição de fazer uma competição com a seleção. Já participei em dois estágios, mas quero ir a uma fase final”. Santa Lucia e Ismael de Sousa reentram em campo, em 2023, já amanhã, 7 de janeiro, precisamente diante da equipa que o poste representou aquando da chegada ao país, a SS Lazio.

 

 

 

 

 

Competições
6 JAN 2023

Mais Notícias