Jamborees uma história de sucesso

Já foi solicitado a todas as Associações, para indicarem jovens para os Jamborees de Nelas e de Paços de Brandão, que vão decorrer de 26 de Junho a 2 de Julho e de 4 a 10 de Julho.

Os jamborees são inegavelmente uma história de sucesso. Ainda não houve abertura de candidaturas para a próxima época, e já há clubes e municípios a demonstrarem interesse na em organizarem este evento em 2006.

Esta época vai ficar no curto historial do CNMB, reactivado no seio da FPB em Março de 2000, como o ano dos Jamborees do CNMB. Nunca antes se realizaram três jamborees nacionais numa só época. Após um interregno de alguns anos, os jamborees recomeçaram a realizar-se com o modelo actual em 2001 em Vila Franca de Xira. Apesar das dificuldades de quem está a reiniciar, logo nesse ano a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira resolveu, apoiar este evento. Com grande empenho da Associação de Basquetebol local a história dos jamborees, passa seguidamente pela ilha Terceira em 2002. No ano de 2003 estivemos em Viana do Castelo com grande participação da ED de Viana e colaboração da autarquia.O Ano de 2004 foi o ano da afirmação definitiva dos Jamborees, tendo-se realizado um em Porto Santo com grande envolvimento da Associação de Desportos de Porto Santo e outro em Vila Pouca de Aguiar onde pela primeira vez se realizou a Gala do Jamboree. O CTM e o município de Vila Pouca não se arrependeram de apoiar o V Jamboree. A Gala foi decisiva para a viragem, porque muitos pais assistiram ao ambiente vivido pelos participantes durante uma semana.O culminar, até ao momento, desta história de sucesso passa pelo empenho da Associação de Basquetebol de Coimbra que envolveu a Câmara de Mira, que apoiou de forma inequívoca o VI Jamboree. A II Gala Salão Paroquial do Seixo foi memorável para todas as crianças e para os muitos pais presentes.Nelas e Paços Brandão já estão à porta, quem serão os próximos “felizardos” contemplados pela participação dos próximos jamborees. A experiente equipa dirigida pelo Director Técnico do CNMB, San Payo Araújo, já está à preparada para os receber.

18 MAI 2005