Joana Soeiro no 5 ideal
Tal como sucedeu no último Campeonato da Europa de Sub-16 femininos Divisão B, a posição de base no cinco ideal do torneio foi pertença de uma atleta portuguesa.
Atletas | Competições | Seleções
27 AGO 2011
A nossa jogadora Joana Soeiro sucedeu a Inês Viana num claro sinal da qualidade das nossas bases nacionais. Um prémio que serve para atenuar alguma da frustração sentida no final da prova, já que o sentimento geral era que Portugal, com um pouco de sorte, podia ter perfeitamente discutido a subida à Divisão A.
A jovem base natural de Ílhavo terminou a competição com as médias de 14.6 pontos, 5.6 ressaltos, 4 roubos de bola e 3.6 assistências, números que espelham bem a qualidade das suas exibições e lhe valeram a nomeação para o cinco ideal da prova, juntamente com a MVP do torneio, a búlgara, Borislava Hristova, as alemãs e campeãs Emma Stach e Noemie Rouaultm e a inglesa Shequila Joseph.Uma vez mais uma atleta portuguesa é distinguida num Campeonato da Europa, numa posição tão específica e exigente como a de primeiro base. Um título que recompensa o trabalho e o esforço de formação efectuado pela equipa técnica nacional, mas que não faz esquecer alguma frustração e o amargo de boca que ficou no final da competição.A própria seleccionadora nacional Catarina Neves reconheceu isso, embora de consciência tranquila, já que basta um mau momento numa competição destas para marcar definitivamente toda a sua participação. “Pela primeira vez num Europeu senti que Portugal era do nível das equipas que subiram.”Mas a prova de que se trabalha bem e com qualidade em Portugal é que voltamos a ser extremamente competitivos, batemo-nos com todas as selecções e no final ainda conseguimos conquistar títulos individuais, como o conseguido pela fantástica Joana Soeiro.