José Costa: «Iremos à Lituânia»
Esta temporada tem sido particularmente feliz para o base José Costa, que está de regresso aos trabalhos da Selecção Nacional.
Atletas | Seleções
28 JUN 2011
Depois do primeiro título de campeão nacional, nova chamada à Selecção, à qual não hesitou em aceitar mesmo depois de ter anunciado a sua retirada. Uma recompensa por todo o trabalho de uma carreira a que muitos sacrifícios obrigou, inclusive na sua vida familiar. “Este foi o ano em que finalmente realizei o sonho de ser campeão nacional e acaba por ser um prémio, não só para mim, mas também para a minha família. Agora com a chamada à Selecção espero poder realizar outro ao estar presente no Europeu.”
O experiente base nacional confessa que ao longo da temporada a hipótese de poder regressar já tinha sido colocada, até porque aqueles que lhe são mais próximos o foram desafiando nesse sentido. “Fui um pouco ‘pressionado’, no bom sentido, pelos meus companheiros e amigos durante a época. Por isso acabou por ser uma decisão fácil de tomar.”Repetir a presença num Europeu é o grande objectivo do grupo de trabalho do qual José Costa faz parte, algo que tornaria esta época memorável para o capitão da Selecção Nacional. “Não só para mim, mas especialmente para o basquetebol português.” Habitual presença nos últimos anos na Selecção, Zé Costa já defrontou as duas selecções que connosco vão disputar o acesso ao Campeonato da Europa. Duas equipas que têm diferentes pontos fortes, sendo que os finlandeses, na sua opinião, são aqueles que mais se assemelham a nós nas suas características e forma de jogar. “A Finlândia é uma equipa à nossa semelhança com extremos bastante versáteis e sem homens muito grandes já a Hungria é o contrário o jogo interior é o seu ponto mais forte.”Não tem sido fácil para o novo seleccionador reunir os atletas com quem desejaria trabalhar tendo em vista o apuramento para o Campeonato da Europa. Independentemente das ausências que se venham a confirmar, o núcleo forte vai se manter. E isso garante boas perspectivas para que Portugal possa estar na Lituânia. “Não tenho qualquer dúvida que com os jogadores que estão convocados iremos estar presentes na Lituânia.”José Costa foi abordado pelo novo Seleccionador Nacional, Mário Palma, no sentido de o fazer regressar aos trabalhos da Selecção. A presença no próximo Campeonato da Europa passou a ser um objectivo colectivo, pelo que todas as ajudas são necessárias de modo a que sejam reunidas as melhores condições que permitam garantir o êxito desta campanha. “É um treinador que me mostrou muita ambição e que sabe qual o caminho a percorrer para alcançar o sucesso. A conversa que tive com o seleccionador também ajudou ao meu regresso.”E quanto ao futuro, os adeptos da modalidade podem ficar descansados pois irão ainda ver José Costa a jogar por mais algum tempo. Embora sem ter ainda definido por quanto tempo mais, o veterano base já decidiu que vai continuar em actividade no próximo ano. “Faço tenção de continuar a jogar pelo menos mais um ou dois anos.”