José Gomes:“Repetir êxito de há 2 anos”
As duas vitórias do Maia Basket na jornada dupla do passado fim-de-semana foram sem dúvida um dos destaques do campeonato da Proliga.

Competições
3 DEZ 2008
Reconhecida por todos como sendo uma equipa de portugueses com grande qualidade, a turma da Maia personifica o espírito competitivo que caracteriza a prova, pois a vitória é sempre possível, independentemente do nome do adversário ou da sua classificação. Para o capitão José Gomes este duplo sucesso poderá ser o começo de uma nova fase, à imagem do que já foi conseguido num passado recente.
O actual treinador dos Sub-16 do conjunto da Maia e professor de educação física, que já teve uma experiência da Liga, nos tempos em que o Gaia participava na prova, já não se vê a enveredar pelo profissionalismo novamente, pese embora a paixão que ainda sente pelo jogo. “O basquetebol não é a minha ocupação principal e apesar de me retirar bastante tempo, continuo a dedicar-me da melhor forma possível, porque o faço por gosto”, admite José Gomes.Os tempos da Liga são já longínquos (1999/2000), mas a passagem para a competição da Proliga continua a satisfazer o gosto que tem pela modalidade, bem como a atitude competitiva que ainda possui. “Por muito que gostasse retornar à Liga, nesta altura da minha vida é totalmente impossível. Na Proliga o nível competitivo é equilibrado, o que acaba por proporcionar um elevado grau de satisfação. A este nível, as possibilidades de podermos derrotar uma equipa de topo são reais e isso, parecendo que não, acaba por ser um grande factor de motivação para quem faz disto uma segunda ocupação”, explica o capitão da equipa da Maia.Um dos grandes atractivos do campeonato da Proliga é, na opinião do atleta, “a grande identificação que existe entre os adeptos e os próprios clubes.” O maior número de atletas portugueses a competir faz com que se “tornem em referências dos clubes que representam.”O jogador deseja que estas duas vitórias do fim-de-semana sejam o ponto de viragem na época da turma maiata. “Já tivemos vários resultados durante a temporada em que estivemos muito próximos de vencer. Pode ser que agora possamos voltar aos êxitos e consigamos repetir o sucesso de há dois anos, quando terminamos em sexto lugar da tabela.”