José Miguel Gonçalves e Pedro Bártolo eleitos representantes na IWBF
Comissão de jogadores do organismo nasceu em abril de 2020
Atletas
8 ABR 2021
José Miguel Gonçalves, da APD Braga, e Pedro Bártolo, do BC Gaia, foram os nomes escolhidos para representar os atletas nacionais na IWBF. Na votação participaram os atletas portugueses nos quadros das seleções A e Sub22. Embora o sufrágio ainda venha a ser prática imposta pela IWBF – Federação Internacional de BCR – aos NOWB – Organismos Nacionais para o BCR -, o Comité Nacional de BCR da FPB preferiu colocar já em curso o processo democrático, de onde emergiram os dois nomes acima mencionados.
Entre os critérios de escolha previstos pela IWBF, destacavam-se, no que toca aos candidatos, o domínio razoável da língua inglesa e a presença no último Campeonato da Europa, enquanto no que respeita aos votantes, estes teriam de ser atletas internacionais, presentes em competições internacionais nos dois últimos anos.
José Miguel Gonçalves afirma que o “voto de confiança dos companheiros” acarreta “responsabilidade acrescida no grupo”, que se irá traduzir em “vontade de fazer mais e melhor, dentro e fora do campo”. Por seu turno, Pedro Bártolo, que já era representante a solo dos atletas nacionais, corrobora o “sentido de dever e honra” que a nomeação significa e espera “maior proatividade do Comité de Jogadores da IWBF nas diretrizes para os jogadores eleitos de cada país”.
Ambos os atletas convergem nos temas essenciais sobre os quais pretendem debruçar-se. “Existem várias áreas onde este organismo pode atuar, algumas que ainda não se aplicam, infelizmente, à realidade portuguesa, como a defesa dos direitos dos jogadores ao nível do cumprimento dos contratos. No entanto, creio que uma das batalhas iniciais será, para além da divulgação da modalidade e de oportunidades, a da integração de jogadores com “poucas limitações” ou até mesmo sem qualquer deficiência”, sintetiza José Miguel Gonçalves. A promoção do jogo “nas plataformas digitais e a maior exigência na promoção da modalidade a cada NOWB deve constar igualmente na lista de prioridades” acrescenta Pedro Bártolo.
Os representantes dos atletas de cada país aguardam agora novas instruções da parte do Comité de Jogadores da IWBF, composto por Alhassan Sedky (Egito), Terry Bywater (Grã-Bretanha), Erica Gavel (Canadá) e Ella Sabljak (Austrália).
Nota: Fotografias da autoria de Federação Búlgara de Basquetebol | Federação Catalã de Desportos para Pessoas com Deficiência Motora