Jovens portugueses estagiam em Valência

Atletas do CAR Jamor e do CNT de Ponte de Sor vivem experiência única

Formação | FPB
26 OUT 2022

Os jovens jogadores e jogadoras que integram o Centro Nacional de Treino em Ponte de Sor e o Centro de Alto Rendimento, no Jamor, vivem por estes dias uma experiência única.

De 24 a 28 de outubro estão na cidade espanhola de Valência a realizar um “estágio” de 4 dias. Durante a estadia no país vizinho as duas comitivas terão oportunidade de realizar treinos, jogos contra o Valência Basket, mas também de assistirem ao vivo a dois encontros ao mais alto nível, um de Euroliga masculina e outro da feminina.

Esta terça-feira realizaram cada uma um jogo com as equipas do Valência Basket. O CNT Masculino derrotou a formação sub15 do clube espanhol por 72-70 e o CAR Jamor Feminino não consegui ultrapassar a equipa de sub17 perdendo por 50-67. Esta deslocação a Espanha é uma experiência única proporcionada pela Federação Portuguesa de Basquetebol a cerca de 30 jovens jogadores e aos respetivos staffs.

A treinadora Mariyana Kostourkova explicou a importância de iniciativas como esta: “A realização deste estágio acontece pela primeira vez e até agora tem um impacto grande:  fazer uma viagem até Valência, conhecer as condições de treino, conviver, vai ajudar as jovens a crescer em todos aspetos como atletas. Vamos aproveitar ao máximo fora e dentro do campo porque queremos voltar com mais atletas”.

Os trabalhos decorrem na L’Alqueria del Basket uma das maiores e melhores instalações da Europa, com uma das mais reconhecidas escolas de formação de basquetebol.

Sentir e ver outra realidade no basquetebol, é um fator extra e motivador. Com certeza vai ajudar no crescimento como atletas e pessoas e, porque não, como profissionais do basquetebol”, acrescentou Mariyana Kostourkova, que deixou ainda muito claro que “É bonito ver os jovens dos dois centros conviver: a viagem, o convívio e a experiência desportiva”.

Já o treinador da equipa masculina, Andrii Melnychuk, acredita que esta experiência vai enriquecer tanto os atletas como a equipa técnica: “Pela primeira vez saímos de Portugal durante vários dias. Tudo para nós é novidade. É muito importante ter estas oportunidades. Os jogadores e treinadores vão lembrar esta aventura durante toda vida. Estamos a acompanhar uma cultura desportiva completamente diferente. Temos a esperança de que esta experiência vai mudar muita coisa no pensamento dos jogadores e motivá-los. Também nos motiva a nós treinadores a darmos ainda mais de nós”, concluiu.

Formação | FPB
26 OUT 2022

Mais Notícias