JuveMaia está de parabéns
A JuveMaia ACDC está de parabéns. Após algumas épocas a tentar classificar-se para subir de divisão, sem o conseguir, 2011 será lembrado como o ano em que alcançam tal feito.
Associações | Competições
17 MAI 2011
De facto, ao longo de todo o Campeonato Nacional a equipa maiata, só mesmo hoje, na final e após ter já garantido a subida de divisão, haveria de conhecer o sabor amargo da derrota. Resultado esse que valeu ao Clube de Basquetebol da ES Amadora o tão desejado troféu de Campeão Nacional da II Div. Feminina, época 2010/11.
Numa Fase Final jogada em 2 fins de semana, o JUVEMAIA tinha começado por vencer a Académica de Coimbra por esclarecedores 85 x 59, ao passo que a ESA batia o Algés “B” por 56 x 47. Ontem, nos jogos já disputados no Pav. Mun. de Nogueira da Maia, o JUVEMAIA voltava a impor-se categoricamente por 68 x 44, ao passo que a ESA sentia algumas dificuldades perante a Académica de Coimbra vencendo contudo por 12 pontos. Nos jogos decisivos e depois do Algés “B” ter conquistado o 3º posto, fruto da vitória alcançada por 53 x 47 frente às “estudantes” de Coimbra, jogava-se a grande final entre os dois mais recem primodivisionários do Basquetebol Feminino Nacional. O Esa entra melhor e fazendo jus da sua maior experiência vai amealhando alguns pontos de vantagem. O JUVEMAIA lutava contra um adversário mais experiente e tinha alguma dificuldade em controlar as emoções, resultando numa prestação menos conseguida reflectida no marcador desfavorável em 10 pontos (ao intervalo). No entanto, o 3º período viria a revelar uma grande vontade das maiatas em recuperar o resultado, visivel na estratégia defensiva adoptada (constante pressão campo todo) e nos seus frutos (-3 pontos á entrada do último periodo). O ESA procurava fazer valer a sua maior experiência e nos momentos mais criticos conseguia marcar pontos que permitiam manter-se na frente do marcador. Os últimos minutos ficavam marcados por algumas alternâncias na frente do marcador, sem contudo nenhuma das equipas revelar discernimento suficiente que permitissem aos espectadores antecipar um vencedor. A 19 segundos do fim, com o resultado empatado a 56 pontos, o JUVEMAIA desperdiça 2 lances livres, acabando por sofrer um cesto mesmo sob o apito final do jogo, já quando a bancada repleta de público, maioritariamente afecto à equipa da casa, provavelmente esperaria o prolongamento. Uma palavra de apreço especial dirigido às instituições e colaboradores que contribuíram para que esta iniciativa decorresse com a qualidade que todos testemunharam:- JUVEMAIA ACDC e seus patrocinadores (foram os que mais contribuiram para conseguir salvaguardar as condições indispensáveis para a realização desta Fase Final);- CM MAIA (habitual parceira da ABP e dos clubes aí sediados)- CRUZ VERMELHA PORTUGUESA (Núcleo da Maia);- Gonçalo Couto (ABP TV transmissão pela net);- João Torres (Som);Resultados:14/05/2011Juvemaia 68 x 44 Algés “B”;ES Amadora 60 x 46 A Académica C;15/05/2011A Académica 47 x 53 Algés “B”Juvemaia 56 x ES Amadora 585 IDEAL:1- Márcia Carvalho (nº4, Algés)2- Ana Paula Silva (nº 7, Juvemaia)3- Vanessa Costa (nº11, ES Amadora)4- Cátia Lírio (nº 9, Juvemaia)5- Eldina Costa (nº 5, ES Amadora)