Leões e dragões voltaram a entrar em campo para a FIBA Europe Cup
O último jogo da fase de grupos joga-se na próxima semana
Competições
12 NOV 2025
As duas equipas portuguesas que marcam presença na FIBA Europe Cup entraram em campo, esta quarta-feira, determinadas a manter vivo o sonho de continuar na competição europeia.
Sporting CP 78-75 RASTA Vechta
O Sporting CP recebeu e venceu de uma forma incrível o RASTA Vechta no penúltimo jogo do Grupo G da Europe Cup, por 78-75.
Os Leões entraram muito bem na partida, com uma boa atitude defensiva e, acima de tudo, grande eficácia e garra no ataque. O primeiro quarto foi equilibrado, mas terminou com ligeira vantagem para a equipa alemã (20-24).
No segundo quarto, a experiência do RASTA veio rapidamente ao de cima. As suas estatísticas foram superiores — mais lançamentos convertidos, mais ressaltos e mais roubos de bola — o que lhes permitiu ganhar distância no marcador e levar o jogo para o intervalo com uma vantagem de 13 pontos (34-47).
Na segunda parte, ambas as equipas entraram com um ritmo elevado, com a formação leonina a mostrar-se mais eficaz nos lançamentos. Ainda assim, o RASTA conseguiu vencer novamente o período, por 17-18.
Nos últimos dez minutos da partida, o Sporting ganhou confiança e, pouco a pouco, foi limitando o jogo do RASTA. A equipa leonina melhorou as suas jogadas e mostrou maior eficácia nos lançamentos, o que permitiu à formação orientada por Luís Magalhães empatar a partida.
Mas o melhor estava guardado para o final. A apenas cinco segundos do fim, Malik Morgan arriscou um lançamento triplo, converteu e colocou o Sporting em vantagem por um ponto (76-75). Os instantes finais foram intensos, mas o Sporting manteve a cabeça fria e conquistou a sua terceira vitória na competição europeia.
Os leões entram em campo pela última vez para a fase de grupos na próxima quarta-feira, dia 19. O jogo coloca o Sporting novamente frente-a-frente ao CS Valcea 1924, no Pavilhão João Rocha, às 19:30h.
FC Porto 71-90 TARTU Ulikool
No norte do país, o FC Porto recebeu o TARTU Ulikool num jogo também importante para a decisão dos dragões na competição. A vitória acabou por sorrir à equipa da Estónia, que venceu a partida por 71-90.
A formação estoniana entrou muito forte, e os seus primeiros nove pontos foram todos obtidos através de lançamentos de triplo, mostrando desde cedo aquele que seria o seu ponto forte nesta partida. O FC Porto respondeu bem e nunca permitiu que a diferença se tornasse demasiado ampla, apostando frequentemente no jogo interior. Apesar desse equilíbrio, o TARTU acabou por vencer o primeiro quarto por 15-21.
No segundo período, a equipa visitante conseguiu ganhar distância no marcador, beneficiando de um momento menos feliz do FC Porto nos lançamentos de três pontos — com uma percentagem de acerto de apenas 11%.
Após o intervalo, o parcial dava vantagem ao conjunto estoniano por 13 pontos (33-46), mas o FC Porto não baixou os braços e reagiu com uma melhor ação defensiva, vencendo o terceiro quarto (29-22).
A diferença reduziu-se para apenas seis pontos, mas o esforço da equipa de Fernando Sá não foi suficiente para chegar ao empate — e, eventualmente, à vitória.
Na próxima semana, o FC Porto viaja até à Alemanha para disputar o último jogo desta fase frente ao Rostock Seawolves, equipa que lidera o grupo. A partida está marcada para as 17h do dia 19, no Stadthalle Rostock.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.




