Liga BCR arranca a 14 de janeiro

Os técnicos das 6 formações qualificadas antecipam esta fase da prova

Competições
4 JAN 2023

A Liga BCR, etapa que reúne os seis melhores emblemas da fase de pré-qualificação, descola a 14 de janeiro, com três encontros.

A APD Braga terminou o trecho inaugural do campeonato no primeiro posto, em igualdade pontual com a APD Leiria, mas em vantagem no confronto direto. Ricardo Vieira, timoneiro dos minhotos, faz uma avaliação positiva do desempenho dos seus comandados, que, além da posição cimeira no campeonato, já ergueram um título, ao baterem o BC Gaia na Supertaça. “Foi uma fase regular muito boa, só não excelente pela derrota sofrida [na receção à APD Lisboa]. As expectativas são altas e há muita vontade de vencer, apesar das dificuldades e reconhecimento pelos adversários mais fortes”, comentou.

No Lis, mora uma APD Leiria motivada por uma sequência de resultados, que torna o começo desta temporada numa das mais prometedoras dos últimos anos. Por isso, o otimismo paira no discurso do treinador Luís Ramos. “Avalio o trajeto da APD Leiria nesta primeira fase de pré-qualificação de forma muito positiva, está dentro do que nós tínhamos planeado e estamos confiantes que vamos fazer uma boa época. A equipa está a evoluir, também para bem do BCR”, enfatizou.

Recorde-se que o conjunto do centro do país só cedeu ante a APD Braga (no campeonato e, no prolongamento, na 1ª eliminatória da Taça de Portugal), derrotando todos os outros emblemas, entre os quais sobressaem o êxito no reduto da APD Lisboa e, de forma particularmente categórica, a vitória caseira frente ao BC Gaia.

Precisamente os gaienses, atuais campeões nacionais, colocaram-se no último lugar do pódio, já na reta final, graças aos dois pontos amealhados no campo da APD Lisboa. Em oito partidas, os pupilos de Pedro Bártolo caíram diante da APD Leiria e da APD Braga, algo que não esmorece o ânimo do seu treinador-jogador. “Estamos numa fase de reestruturação. É bom não esquecer que perdemos quatro peças importantes face à época passada, pelo que valorizamos a evolução a cada jogo. Esperamos ser mais competitivos e chegar às meias-finais, mas cientes do nosso estado de desenvolvimento”, afirmou.

Já a APD Sintra assinou uma ponta final motivadora, coroada com uma vitória expressiva, perante a APD Lisboa, o que lhe permitiu passar na classificação o rival da capital e selar o quarto lugar na pré-qualificação. Jorge Almeida, treinador dos sintrenses, expressa ambição, mas mostra-se cauteloso, atendendo ao momento de renovação que o clube atravessa. “Foi um trajeto difícil devido às muitas ausências, mas em crescendo. Recuperados alguns jogadores, as expectativas são de lutar por um lugar entre os primeiros quatro, porque, agora, (com a saída do Pedro Gonçalves e do Hugo Lourenço), é difícil (para já) chegar aos títulos”, considerou.

Na jovem equipa da APD Lisboa, a crescente maturidade da jovem equipa orientada por Daniel Pereira deu frutos, ressaltando a vitória diante da APD Braga e a disputa cerrada dos encontros com APD Leiria e, a espaços, com o BC Gaia. O desfecho menos feliz, pontuado pelas derrotas com gaienses e sintrenses, não faz titubear o líder da APD Lisboa na hora de projetar os próximos compromissos. “Os objetivos propostos no início foram alcançados, juntando a vitória sobre a APD Braga, inédita para a maioria dos atletas, faz concluir numa avaliação positiva. Existem seis equipas para quatro lugares. Na minha opinião, três equipas candidatas e outras três em busca do quarto lugar disponível. Vamos tentar ser competitivos e competentes”, afiançou.

Por seu turno, Fernando Lemos, treinador do GDD Alcoitão, manifesta contentamento pelo desempenho do histórico do BCR nacional e assume o desejo de dar continuidade ao trabalho realizado. “Além do objetivo global de apuramento para a fase seguinte, conseguimos alcançar exibições muito positivas que nos permitiram competir com todos os adversários e discutir os jogos até final. Na segunda fase, queremos continuar a ser competitivos em todos os jogos que disputarmos, tentando sempre a vitória final, sabendo que seremos sempre underdogs na corrida para os playoff”, analisou.

Na primeira jornada da Liga BCR, a 14 de janeiro, o BC Gaia recebe a APD Lisboa, a APD Sintra enfrenta a APD Braga e o GDD Alcoitão mede forças com a APD Leiria.

Nota: fotografia da autoria de Miguel Fonseca – @mfportefolio

 

Competições
4 JAN 2023

Mais Notícias