Liga BCR: Duelo inédito entre APD Braga e FC Porto promete na ronda sete
Ricardo Vieira e Pedro Bártolo fizeram a antevisão do encontro
Competições
7 JAN 2026
Na retoma da Liga BCR, a ronda sete, a primeira em 2026, tem como cabeça de cartaz o encontro entre APD Braga e Futebol Clube do Porto, que protagonizam um duelo inédito, este domingo, às 16h, em Ferreiros. Para os azuis e brancos, segundos na tabela, uma vitória significa um passo de gigante na aproximação do objetivo de qualificação para as meias-finais do playoff. Já para a APD Braga, o jogo reveste-se de grande importância, uma vez que se encontra fora dos lugares de acesso ao patamar derradeiro da prova.
Ricardo Vieira frisa precisamente o caráter potencialmente determinante do encontro em vista. “Temos o objetivo de alcançar a fase final do Campeonato Nacional de BCR, e as derrotas com Leiria, em casa, Alcoitão fora e Sintra fora, deixam-nos com pouca margem de manobra”, admite o timoneiro dos bracarenses, que alude ainda às baixas significativas no plantel. “Ainda sem contar com Gabriel Costa, Jorge Palmeira e Henrique Sousa, esperamos conseguir materializar o que pretendemos esta semana para o jogo e tentar contrariar o favoritismo do Futebol Clube do Porto para esta partida”, afiançou.
O reputado técnico dos bracarenses reconhece talento ao adversário desta jornada. “Jogamos frente a uma equipa bem oleada, em que a estrela Pedro Bártolo sobressai por razões óbvias. No entanto, o Futebol Clube do Porto sabemos que não é só o Pedro Bártolo. O Rafael (Brito) está a jogar muito bem, o Marco (Almeida) é um batalhador nato, o jovem Diogo Ferrás tem evoluído bastante, entre outros, o que torna efetivamente a equipa do Futebol Clube do Porto um adversário complicado”.
Do lado portuense, Pedro Bártolo, treinador-jogador, não se deixa iludir pelo momento menos feliz da APD Braga, a quem atribui capacidade para se reerguer. “Falamos de uma equipa bem orientada que, mesmo com todas as contrariedades com que se tem deparado, discutiu a Supertaça com o GDD Alcoitão até ao começo do último quarto, deu também uma excelente réplica no campeonato, e é pródiga em fazer das fraquezas forças. Venceram a última Taça de Portugal graças a esse espírito de resiliência e conquista”, sublinhou.
No que respeita à campanha do Futebol Clube do Porto, o internacional A faz um balanço muito risonho, depois de uma pré-época titubeante. “Incorporámos alguns novos elementos na equipa, perdemos peças-chave e ainda estamos à procura de um identidade global, que permita que qualquer jogador que entra em campo saiba o seu papel. Sabemos da dimensão do desafio, mas estamos confiantes”, assegurou.
Ambos os treinadores convergem num apelo à presença de público, no Pavilhão de Ferreiros, a 11 de janeiro, domingo, no Pavilhão Municipal de Ferreiros. O encontro é transmitido no canal de Youtube da APD Braga.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


