Liga BCR: GDD Alcoitão e BC Gaia iniciam disputa do título

Jogos 1 e 2 tomam lugar a 3 e 4 de maio, em Grijó, casa dos gaienses

Competições
1 MAI 2025

A Final da Liga BCR está prestes a descolar, já no próximo fim de semana, a 3 e 4 de maio, em Grijó, “forte” dos gaienses. Os protagonistas, BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto e GDD Alcoitão batem-se, pela primeira vez, na etapa decisiva do campeonato. Os gaienses vão em busca do terceiro título, em cinco anos, ao passo que os cascalenses, alma mater do BCR nacional, jogam a primeira final da prova, no século XXI.

Pedro Bártolo, jogador e técnico do BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, tece elogios ao rival da final. “Enfrentamos a equipa com maior leque de soluções do campeonato, que soube aliar bem o crescimento dos seus produtos da formação com as incorporações do Nélson Pereira, Ângelo Pereira e Marco Gonçalves. Além disso, é indiscutivelmente bem orientada pelo Fernando Lemos, que conseguiu dotar a equipa de uma identidade jogo e cultura de vitória”, referiu o camisola #61, que confia no potencial da sua equipa.

“Apesar da dimensão do desafio, acredito plenamente no que o BC Gaia é capaz. Sabemos o que fazer para travar a panóplia de soluções ofensivas do Alcoitão, temos a experiência, por parte de alguns, da disputa de finais no passado, e acredito que começar em casa, diante do nosso público, será uma vantagem. Resta saber se somos hábeis no controlo das emoções e conseguimos passar da teoria à prática”, perspetivou.

Por seu turno, Fernando Lemos salienta o regresso do GDD Alcoitão à discussão do título e antecipa um bom momento de promoção do BCR. “Em primeiro lugar, queria destacar o facto de o G.D.D. Alcoitão estar novamente presente numa final da Liga BCR, volvidos cerca de 30 anos da última presença! Assim, é com natural orgulho e satisfação que estamos nesta fase da competição! O que se perspectiva para esta final são jogos emocionantes, que servirão para enaltecer a prova e sobretudo o BCR, de modo a que cada vez mais espectadores possam estar mais envolvidos nesta vertente do nosso basquetebol”, afirmou.

No que concerne aos meandros táticos e mentais do jogo, o timoneiro dos cascalenses sinaliza a importância do aspeto defensivo e o impacto do talento individual das principais figuras de parte a parte. “Espero que os dois primeiros jogos sejam pautados por uma grande atitude competitiva por parte de ambas as equipas, onde sobre o plano estratégico estarão assentes em defesas agressivas, como a chave para o sucesso. O Alcoitão apresentar-se-à com “fome” de vencer, fruto da campanha realizada até aqui, e por seu lado Gaia fará da maior experiencia nestes jogos uma arma muito importante para o seu desempenho. As principais figuras de ambas as equipas estão em bom plano, como ficou demonstrado em ambas as meias finais, e seguramente quererão assumir um papel de destaque nesta final, o que é outro ponto que poderá ser determinante no desfecho final”, vaticina Fernando Lemos.

Fruto do primeiro posto alcançado na fase regular, a formação nortenha dá o “tiro de partida” em casa, no Pavilhão Dr. Manuel Ramos, sábado e domingo, 3 e 4 de maio, pelas 15h. A eliminatória segue depois para sul, a 17 e 18 (se necessário), onde os jogos 3 e 4 têm como palco a Escola Secundária de Alvide, às 16h. O hipotético quinto e último embate volta a Vila Nova de Gaia, a 24 de maio, às 15h. Todos os encontros têm transmissão na FPBtv.

No confronto direto na corrente temporada, o equilíbrio domina as incidências, com uma vitória para cada lado. No tocante ao palmarés, o GDD Alcoitão detém quatro campeonatos, sendo o primeiro campeão – e tetracampeão – de Portugal, mercê do começo ganhador, na época de estreia da liga portuguesa de Basquetebol em cadeira de rodas, 1991/1992.

Já os gaienses, no extremo etário oposto, uma vez que só se constituíram em 2016, venceram por três ocasiões a Liga BCR. A APD Sintra, com onze conquistas, ocupa o topo do rol de equipas com mais títulos de campeão.

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

 

Competições
1 MAI 2025

Mais Notícias