Liga Betclic Masculina: FC Porto vence Clássico no João Rocha

Confere todos os resultados da 14.ª jornada

Clubes | Competições
7 FEV 2026

14.ª jornada da Liga Betclic Masculina, com o FC Porto a viajar à capital para vencer o Sporting CP no Clássico, o SL Benfica a deslocar-se ao Algarve para vencer o Imortal LUZiGÁS e o Vitória SC a sobrepor-se ao Queluz O NOSSO PREGO no Pav. Unidade Vimaranense.

Sporting CP 76-82 FC Porto

Emoção até ao fim no grande jogo da ronda 14. O Clássico foi de equilíbrio máximo (21-21 e 21-21 na primeira parte) até ao intervalo, com highlights de parte a parte e convidados de luxo nos sofás da Betclic. Valeu ao FC Porto uma segunda parte mais consistente, a vencer os dois quartos (16-20 e 18-20) para a conquista à tangente desde duelo histórico para os dois emblemas.

O MVP foi mesmo Javian Davis, com um duplo-duplo de 13 pontos e 10 ressaltos (21.5val), mas há também que destacar o trabalho incansável de Tanner Omlid: 14 pontos e cinco roubos de bola para o extremo norte-americano dos dragões.


Do lado do coletivo de Alvalade, Brandon Johns, no jogo em que recebe o troféu de MVP do Mês de Janeiro, marca 15 e ganha sete ressaltos (20.5val), mas não livra os leões da derrota.

Diogo Ventura foi o melhor marcador da contenda, com 18 pontos (e cinco assistências).

A estatística completa.

Imortal LUZiGÁS 95-105 SL Benfica

O SL Benfica conquistou um triunfo fora de portas frente ao Imortal LUZiGÁS, por 95-105. A partida, disputada em Albufeira, teve um início favorável à formação algarvia, mas os encarnados reagiram com autoridade na segunda metade e acabaram por assegurar a vitória.

O primeiro período foi pautado por grande eficácia ofensiva de ambas as equipas, com o Imortal a levar a melhor por 32-29, explorando o ritmo elevado e a agressividade no ataque ao cesto. O segundo quarto manteve o equilíbrio, com os anfitriões a voltarem a superiorizar-se por margem curta (22-21), chegando ao intervalo na frente, numa primeira parte em que o conjunto de Albufeira mostrou consistência e boa circulação de bola.

No regresso dos balneários, o Benfica ajustou a defesa e elevou o nível de intensidade, conseguindo inverter o rumo do encontro. O terceiro período foi determinante, com os encarnados a assinarem um parcial de 14-27 que lhes permitiu passar para a frente do marcador e ganhar controlo do jogo. No último quarto, a equipa lisboeta manteve a eficácia ofensiva e voltou a vencer o parcial (27-28), gerindo a vantagem até ao final e confirmando o triunfo por 95-105.

Em destaque esteve Aaron Broussard, MVP da partida, com uma exibição de grande impacto ofensivo. O jogador encarnado somou 28 pontos, cinco ressaltos, uma assistência e um roubo de bola, terminando com 29.5 de valorização.

A estatística completa.

Vitória SC 103 – 96 Queluz O NOSSO PREGO

O Vitória SC conquistou um importante triunfo frente ao Queluz O NOSSO PREGO, por 103-96, em encontro disputado no Pavilhão Unidade Vimaranense.

A equipa da casa entrou determinada e venceu os primeiros dez minutos por 33-26, construindo desde cedo uma vantagem importante. No quarto seguinte, o Vitória manteve o controlo da partida apesar do parcial empatado (19-19), chegando ao intervalo a vencer. Após o descanso, o Queluz reagiu e conseguiu vencer o terceiro período por 34-31, reduzindo a desvantagem e relançando o jogo para os derradeiros dez minutos.

Individualmente, Chaunce Jenkins esteve em grande plano ao somar 30 pontos, sendo o melhor marcador da equipa vimaranense. Samuel Peek destacou-se com 22 pontos. Na formação do Queluz O Nosso Prego, Julius Dixon foi o principal destaque, com 30 pontos bem apoiado por Jelani Simmons, autor de 17 pontos.

A estatística completa.

UD Oliveirense 82-97 Ovarense GAVEX

A Ovarense GAVEX deslocou-se a Oliveira de Azeméis e conquistou uma vitória por 15 pontos (82-97) frente à UD Oliveirense. A equipa da casa entrou confiante e mostrou grande intensidade, realizando um primeiro quarto de alto nível (32-19), que lhe permitiu construir uma vantagem de 13 pontos.

Contudo, nos períodos seguintes o rumo do encontro alterou-se. A Ovarense conseguiu condicionar rapidamente o ataque da Oliveirense e foi superior nos restantes quartos. Com parciais de 20-28, 11-28 e 19-22, a equipa de Ovar destacou-se ainda pelas excelentes percentagens de lançamento, registando 63% de eficácia de campo e 52% da linha de três pontos.

Apesar de um forte desempenho coletivo, Jay Heath Jr foi o jogador em maior evidência, ao apontar 27 pontos, juntar 5 ressaltos e 3 assistências, somando 32,5 pontos de valorização. Do lado da Oliveirense, Mikyle McIntosh destacou-se com 23 pontos, 3 ressaltos e uma assistência.

A estatística completa.

SC Vasco da Gama 80-88 Galitos BARREIRO ACEDE

O Galitos BARREIRO ACEDE conquistou um triunfo importante fora de portas frente ao SC Vasco da Gama, por 80-88, numa partida muito equilibrada e disputada no Pavilhão Municipal de Guifões, a contar para o fecho da 14.ª jornada da Liga Betclic Masculina.

O jogo começou com grande equilíbrio e intensidade ofensiva de ambas as equipas, refletido no primeiro parcial (28-29), ligeiramente favorável aos visitantes. No segundo período, o Vasco da Gama respondeu com eficácia e venceu por 22-17, chegando ao intervalo na frente do marcador e mantendo a discussão totalmente em aberto para a segunda parte.

No regresso dos balneários, o Galitos BARREIRO ACEDE ajustou a defesa e voltou a assumir o controlo do encontro, impondo-se no terceiro quarto por 15-23 e recuperando a liderança. Nos dez minutos finais, a equipa visitante revelou maior maturidade e capacidade de gestão do ritmo, vencendo novamente o parcial (15-19) e confirmando a vitória por 80-88 num final disputado até aos últimos instantes.

Em destaque esteve Rog Stein, MVP da partida, com uma exibição completa e influente. O atleta somou 18 pontos, 13 ressaltos, cinco assistências e dois roubos de bola, terminando com 27.5 de valorização. 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

(em atualização)

Clubes | Competições
7 FEV 2026

Mais Notícias