Liga de Clubes reúne em Fátima
Fátima recebeu, esta quinta-feira, uma reunião entre FPB, os clubes da Liga Placard e as Associações com representantes nesta competição, para discutir temas do presente e do futuro da principal prova nacional.
26 NOV 2016
A FPB enunciou os passos que conduzirão, a prazo, ao surgimento de uma competição profissional sustentada, que credibilize e prestigie o basquetebol, nomeadamente:
- Um quadro desportivo estável, mais equilibrado e rodeado dos ingredientes dos verdadeiros espetáculos desportivos;
- A Liga Placard deve ser um produto vendável e a sua atividade tem de gerar um maior conjunto de receitas;
- A competição terá que mobilizar um número elevado de espetadores;
- Os jogos terão que decorrer em instalações desportivas adequadas.
A conclusão mais importante é, no entanto, a tomada de consciência da indispensabilidade, da partilha de responsabilidades e de uma cultura de cooperação entre todos os interessados numa competição que seja uma referência no quadro desportivo nacional.
Outros temas abordados na reunião foram as transmissões televisivas, publicidade e patrocínios, questões ligadas à organização dos jogos, os pontos altos da época e o papel da comunicação.
Numa reunião que contou com todos os clubes da Liga Placard à exceção dos insulares CAB Madeira e Lusitânia, foi notório o espírito de missão e o compromisso de todos os emblemas pelo fim comum que é o sucesso da prova máxima da Federação.
Na ordem de trabalhos estiveram temas tão variados como as transmissões televisivas, em canal aberto e através da FPB TV, a publicidade nos pavilhões, aspetos relacionados com a organização dos jogos, bem como a importância da promoção e comunicação.
Após várias horas de um debate liderado pelo presidente da FPB, Manuel Fernandes, os clubes saíram satisfeitos com as conclusões retiradas do encontro.