Liga Feminina está de regresso
Estão de regresso as emoções da Liga Feminina, depois da pausa natalícia e da Taça da Federação, que coroou a Quinta dos Lombos.

Associações | Atletas | Competições | Treinadores
13 JAN 2017
Depois de levantar o primeiro troféu de 2017, a equipa orientada por José Leite visita a Ovarense e a AD Vagos, sendo que este último confronto coloca frente-a-frente duas formações que estão logo atrás da dupla de líderes, União Sportiva e SL Benfica, e em igualdade pontual na classificação (7 vitórias e 4 derrotas). Com o mesmo registo encontram-se Olivais e GDESSA-Barreiro, que medem forças em Coimbra. E há vários reforços a estrear-se este fim-de-semana.
A formação que levantou a Taça da Federação, em Coimbra, regressa à ação com uma viagem até Vagos. As pupilas de José Leite não perdem desde 3 de Dezembro e somam sete triunfos consecutivos, entre Liga, Taça de Portugal e Taça da Federação, mas Aleighsa Welch ainda está em dúvida, na sequência da lesão sofrida na meia-final da Taça da Federação. Por sua vez, a AD Vagos vai tentar aproveitar a maior fadiga das adversárias, que jogam na véspera diante da Ovarense, e quer repetir a vitória conquistada em Carcavelos, na 2ª jornada (58-63).
Depois de ser o anfitrião da 8ª edição da Taça da Federação, o Olivais Coimbra recebe o GDESSA-Barreiro noutro dos jogos grandes da 12ª jornada da Liga Feminina. As duas equipas vêm de registos recentes idênticos. No mês de Dezembro, as conimbricenses e as comandadas por Nuno Manaia somaram dois triunfos e duas derrotas na Liga, e ambas caíram nas meias-finais da Taça da Federação, já em Janeiro. É, por isso, um jogo de final imprevisível, pese embora o conjunto do Barreiro tenha vencido os dois confrontos oficiais, esta temporada: 52-38 na Taça Vítor Hugo e 85-60 na 1ª jornada da Liga.
Nos restantes jogos desta ronda, destaque para a dupla jornada nos Açores do líder União Sportiva e do Boa Viagem-Angra Açores, que defrontam Lousada Unit Energy e Académico FC, enquanto o SL Benfica – em igualdade pontual com as bicampeãs nacionais à partida para esta jornada – tem uma deslocação ao pavilhão do CD Torres Vedras.
Reforços mostram-se este fim-de-semana
Algumas destas atletas já jogaram na Taça da Federação, mas a jornada desta fim-de-semana marca a estreia na Liga Feminina para vários reforços das equipas: Jassany Williams e Sarah Ogoke (União Sportiva), Ramses Nimpa (Quinta dos Lombos), Maria Blazejewski (CAB Madeira), Gabriela de Paula (CD Torres Novas), Vanessa Aguilar e Nanci Barbosa (Lousada) e Margaret Tinsley (Académico FC).