Lisboa conquista título de sub16 masculinos na Festa do Basquetebol Juvenil
Triunfo frente a Aveiro na final
Atletas | Competições
7 ABR 2024
Com um triunfo por 49-56, Lisboa superou Aveiro e sagrou-se campeã no escalão de sub16 masculinos, na Festa do Basquetebol Juvenil, em Albufeira.
Após um primeiro quarto equilibrado (8-11), e com Aveiro durante algum tempo na frente, o cenário inverteu-se por completo.
Graças a parciais de 16-22 e 8-17, Lisboa embalou para a conquista do título, o seu segundo nesta Festa depois de sub14 femininos, apesar da reação aveirense no derradeiro quarto (parcial de 17-6).
Numa partida com 15 roubos de bola para cada lado, a formação lisboeta ganhou 36 ressaltos, registou seis desarmes de lançamento e teve Henrique Pietersen (13pts, 5/5 2P, 5res) como principal figura.
Relativamente a Aveiro, protagonista de sete triplos, Santiago Greno (10pts, 2/3 3P, 4/6 LL, 2res, 4ast, 3rb) sobressaiu.
Este sábado referimos toda a restante classificação, mas agora apresentamo-la completa:
1.º – Lisboa
2.º – Aveiro
3.º – Porto
4.º – Algarve
5.º – Setúbal
6.º – Braga
7.º – Coimbra
8.º – Leiria
9.º – Madeira
10.º – Santarém
11.º – Castelo Branco
12.º – Açores
13.º – Alentejo
14.º – Viseu
15.º – Vila Real
16.º – Bragança
17.º – Viana do Castelo
18.º – Guarda
No final, a habitual cerimónia de encerramento centrou atenções no Pavilhão Desportivo de Albufeira, com os vencedores a darem largas à festa!
O presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, no seu discurso, deixou às mais variadas partes envolvidas neste grande evento. O líder federativo deixou palavras muito elogiosas e encorajadoras a todos os jovens árbitros, às família, com destaque para todos os pais, e a todos os atletas que participaram nesta Festa. Manuel Fernandes aproveitou para lançar a Festa do Basquetebol Juvenil 2025 e apelou para que todos os jovens ainda elegíveis para o evento do próximo ano “entrem em contagem decrescente” para o mesmo, preparando-o da melhor forma.
Também houve distinções para a arbitragem, com o “Prémio Revelação” a ser entregue a Fábio Alves, da Guarda. Mónica Gameiro, de Lisboa, recebeu o “Prémio Oficial de Mesa Revelação”, enquanto Filipe Silva, de Castelo Branco, foi agraciado com o “Prémio Atitude”.
Já Aveiro recebeu o prémio de “Melhor Claque”. Tomás Barroso, antigo jogador internacional português, entregou o galardão.
Aveiro foi distinguida igualmente com o “Prémio Fair Play” em sub16 masculinos. Em sub14 masculinos foi Coimbra a equipa agraciada.
A vertente solidária nunca é esquecida, tendo sido assinalada a doação da iniciativa “Basquetebol Solidário”, no valor de 3080 euros, à ADSA (Associação de Dadores de Sangue e Medula Óssea).
O Pavilhão Desportivo de Albufeira foi palco de uma vasta assistência!
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.