Lombos seguram liderança da Liga Skoiy
União Sportiva e Quinta dos Lombos abriram a 17.ª jornada com vitórias
Competições | FPB
30 JAN 2021
No primeiro jogo da 17.ª jornada da Liga Skoiy, o União Sportiva veio ao continente e regressou às vitórias, ao bater o CPN IMOPARTNER por 56-69.
A partida, que se realizou no Pavilhão Municipal de Ermesinde, viu o Sportiva liderar desde o início. Apesar da boa réplica por parte da equipa da casa, que se mostrou eficaz no lançamento exterior, o conjunto açoriano liderava por três depois do primeiro período, e conseguiu aumentar a vantagem para oito ao intervalo. No segundo tempo a vantagem visitante chegou aos vinte pontos já no quarto período, mas o CPN conseguiu reduzir, deixando a diferença nos treze pontos.
Na equipa da casa o maior destaque foi Martha Burse, que apontou 14 pontos, 9 ressaltos, 5 assistências, 3 roubos de bola e um desarme de lançamento, mas também Mariana Pereira (12pts, 2res), e Célia Simões (12pts, 4res, 2ast, 1dl). Já pelo Sportiva, Aliyah Mazyck foi a melhor marcadora com 20 pontos, aos quais juntou 7 ressaltos, 3 assistências, 2 roubos de bola e 1 desarme de lançamento. Emília Ferreira (15pts, 8res, 1rb) e Raquel Laneiro (11pts, 3res, 3ast, 2rb) foram a segunda e terceira melhores marcadoras da equipa, respetivamente.
A segunda partida do dia viu a Quinta dos Lombos deslocar-se a Matosinhos para enfrentar o Guifões SC.
Tanto a equipa da casa, como a visitante, não conheciam o sabor da derrota em 2021. O conjunto lisboeta procurava a nona vitória consecutiva, enquanto que o Guifões pretendia travar o líder do campeonato e chegar ao quinto triunfo seguido.
O primeiro período foi pautado pelo equilíbrio, mas tudo mudou no segundo. Os Lombos conseguiram abrir um pequeno “fosso” de seis pontos, e quando as duas equipas recolheram aos balneários o marcador assinalava 23-29. Depois do descanso a toada manteve-se, e apesar dos esforços da equipa da casa, as líderes do campeonato foram-se distanciando cada vez mais e chegaram à vitória, 44-58.
Em termos individuais, Myriam Ackerman (12pts, 11res, 1ast, 1dl) e Taneka Rubin (10pts, 5res, 3ast, 2rb) foram as mais esclarecidas do lado do Guifões. Já pelas lisboetas, Raphaella Monteiro (17pts, 15res, 5ast, 2rb) e Ndioma Kane (10pts, 5res, 3ast, 3rb, 1dl) foram os grandes destaques.