Lombos vence na Madeira

A Quinta dos Lombos, ao vencer este sábado, na Madeira, a equipa do CAB no 1º jogo da final do playoff da LFB, por 65-57, deu um passo de gigante para poder conquistar o titulo de campeão nacional.

Competições
3 MAI 2014

O conjunto de Carcavelos foi mais forte durante a 1ª parte e, apesar da aproximação das madeirenses no recomeço da etapa complementar, as comandadas de José Leite voltaram a ser superiores nos derradeiros 10 minutos.

Mesmo sem ter convertido qualquer triplo durante o encontro (0/10), ter desperdiçado metade dos lances-livres que conquistou (7/14) e ter perdido a luta das tabelas (24-29), a Quinta dos Lombos venceu este importante jogo.Isto porque defendeu melhor, já que obrigou a equipa adversária a fazer 28 turnovers e roubou 17 bolas. Num jogo em que era unânime a importância dada à posse de bola e à eficácia ofensiva. A equipa visitante venceu os dois primeiros períodos (18-15 e 16-12), pelo que ao intervalo dispunha de uma vantagem de sete pontos (34-27). A norte-americana Tierra Anderson e Mery Andrade, ambas com 10 pontos, mostravam-se complicadas de serem paradas nas áreas mais próximas do cesto, e no ataque o CAB revelava ansiedade, decidia mal e isso fazia com que a sua eficácia não fosse a habitual.O descanso fez bem à equipa da casa, que surgiu mais agressiva e com isso melhorou o seu desempenho defensivo, que fez com que a Quinta dos Lombos passasse a cometer mais erros, bem aproveitados pelas madeirenses através de transições rápidas. Nada que tivesse posto em causa a liderança das forasteiras no jogo.No período de todas as decisões, a experiência da Quinta dos Lombos veio ao de cima, com a equipa a executar muito bem no ataque, tentando sempre tirar partido da sua vantagem física. Apesar da boa réplica das madeirenses, as forasteiras souberem sempre manter-se fieis ao seu plano de jogo, exploraram as fragilidades do conjunto adversário, e geriram na perfeição a vantagem pontual de que dispunham.Seguem-se dois jogos em Carcavelos em que bastará à Quinta dos Lombos vencer um para se sagrar campeã nacional. Sem margem para erro, o CAB viaja até ao continente com a difícil, mas não impossível, tarefa de bater o seu adversário desta final em dias consecutivos. A norte-americana Tierra Henderson (21 pontos, 5 ressaltos, 4 assistências e 3 roubos de bola) foi decisiva no papel desempenhado na estratégia delineada pela Quinta dos Lombos para este jogo, bem como a sua companheira Mery Andrade (14 pontos, 7 ressaltos, 4 assistências e 4 roubos de bola). Felicité Mendes (10 pontos, 4 roubos de bola e 2 assistências) foi a outra atleta a terminar o jogo na casa das dezenas em pontos marcados.Nem o facto de terem contado com a MVP do encontro, Taj McWilliams (11 pontos, 13 ressaltos, 4 assistências, 3 roubos de bola e 2 assistências), 30.5 de valorização, evitou que o CAB se atrasasse na luta pelo titulo. A dupla formada por Maria João (14 pontos, 3 ressaltos e 3 assistências) e Schera Sampson (16 pontos e 7 ressaltos) lutou igualmente por um desfecho diferente neste primeiro jogo da final.

Competições
3 MAI 2014

Mais Notícias