Lombos “vingam” Taça Federação
Em menos de uma semana CAB e Quinta dos Lombos defrontaram-se duas vezes e, se na final da Taça Federação foram as madeirenses a festejar, no regresso ao Campeonato a formação de Carcavelos foi mais forte (80-74).
Competições
9 FEV 2013
Nem o facto de as insulares jogarem em casa impediu que os Lombos se mantivessem no comando da Liga, num encontro em que as jogadoras de José Leite fizeram a diferença no derradeiro quarto.
Na primeira parte as duas equipas equivaleram-se, ainda que cada uma delas dominasse um período, curiosamente pelo mesmo parcial (22-14). Melhor as madeirenses no quarto inicial, boas resposta dos Lombos até ao intervalo, com as duas equipas a irem para tempo de descanso empatadas a 36 pontos.No recomeço da etapa complementar o equilíbrio voltou a marcar o desafio, ainda que tenha sido a equipa da casa a terminar na frente o 3º período (57-55). Uma curta vantagem que deixava tudo em abeto para os 10 minutos finais.O último quarto coincidiu com melhor período ofensivo da Quinta dos Lombos, a equipa de Carcavelos dominava a luta das tabelas (35-21), permitindo que conseguisse a reviravolta no marcador.O conjunto de Carcavelos distribuiu bem a marcação de pontos pelas suas atletas, 5 jogadoras com 10 ou mais pontos, se bem que a melhor marcadora tenha sido Ashley Daniels, com 17 pontos, seguida pela jovem Maria Kostourkova (12 pontos, 5 ressaltos e 4 assistências), que foi a atleta mais valorizada dos Lombos.A norte-americana Jhery Booker (26 pontos, 4 ressaltos e 3 roubos de bola) foi simultaneamente a melhor marcadora e MVP, 24 de valorização, fruto da eficácia no lançamento. Maria Correia teve igualmente uma boa prestação, tendo conseguido 21 pontos.