Lousada, Torres Novas, Algés e Barreiro acolhem os jogos

Competições | FPB
25 SET 2014

Foi em Setembro de 2007 que a Taça Vítor Hugo deu os seus primeiros passos. A competição nasceu de uma decisão da Direcção da FPB, apoiada pelos clubes da Liga Feminina, com dois objectivos: homenagear um dos maiores vultos do basquetebol feminino, desaparecido do nosso convívio na véspera de Natal de 2005 e simultaneamente servir de preparação para a principal prova do calendário federativo, o Campeonato da Liga Feminina.

O troféu teve 3 únicos vencedores: CAB Madeira (2007 e 2008), AD Vagos (4 anos consecutivos, de 2009 a 2012) e por último CRCQ Lombos (2013).

 

A prova deste ano irá desenrolar-se, como de costume, em duas fases: a 1ª em 4 locais diferentes (Lousada, Torres Novas, Algés e Barrreiro), apurando-se os vencedores de cada um dos Grupos para a fase final (meias-finais e final), agendada para o 1º fim-de-semana de Outubro (dias 5 e 6). Os clubes que não ficarem apurados (2º e 3º de cada Grupo) agrupar-se-ão consoante a proximidade geográfica, por uma questão de redução de custos, de acordo com vontade expressa dos participantes. 

 

Grupo 1

Lousada AC

Académico FC

CAB Madeira

 

O treinador Paulo Fidalgo (ex-Académico) substituiu Raul Santos no comando técnico da equipa do Lousada. A saída da internacional sénior Francisca Braga para o Académico é uma baixa de peso, embora no sentido inverso (do Académico para o Lousada) também viajaram Joana Cortinhas e Joana Cruz. Duas jovens de grande valor e que podem ajudar a equipa a encontrar o equilíbrio necessário para uma temporada positiva.

 

O Académico está de regresso à Liga Feminina, embora tenha procedido a algumas alterações no seu plantel. A entrada do treinador Américo Santos, e o regresso de Francisca Braga (internacional sénior) ao clube que a formou, são para já as duas grandes novidades desta equipa.    

 

A saída de Maria João Correia para Espanha, é uma importante baixa na equipa do CAB Madeira, embora compensada pela entrada da experiente Joana Lopes que está de regresso a Portugal e ao CAB, clube que já tinha representado no passado. A equipa continua a ser orientada por João Pedro Vieira o que pressupõe um trabalho de continuidade

 

Grupo 2

CD Torres Novas

AD Vagos

Olivais/UrgiCentro-SAN

 

Nádia Fernandes é a grande novidade na equipa do Torres Novas, num plantel muito jovem e com duas jogadoras norte-americanas. José Monteiro continua a liderar o projeto do basquetebol feminino do CDTN.

 

A formação do Vagos está habituada a marcar presença nos pontos altos das competições portuguesas. O clube contratou a poste Stephanie Sension (ex-GDESSA) e Joana Canastra (ex-Algés). Mantém o núcleo duro da época passada onde se destaca Daniela Domingues. João Janeiro continua a ser o técnico da formação vaguense.

 

O técnico Paulo Silva mantém a estrutura do Olivais da época passada, pois o plantel parece não ter sofrido muitas alterações. Continua, portanto, a ser uma equipa jovem que conta com a experiente Ana Fonseca para dar um toque de maturidade à formação de Coimbra.

 

Grupo 3

Algés

SL Benfica

União Sportiva

 

Relativamente à época passada, o Algés perdeu algumas das suas mais influentes jogadoras, pois Inês Faustino (Celta de Vigo), Lavinia Silva, Mariana Alves, Joana Soeiro, Vitória Pacheco e Joana Bernardeco abandonaram do clube. A equipa parece-nos em fase de reestruturação e conta com algumas jovens de valor, como são os casos de Chelsea Guimarães e Carolina Gonçalves, apoiadas na experiente Dora Duarte. O treinador da equipa será Alberto Saraiva.

 

O União Sportiva "perdeu" Jasmine Player, a MVP da Liga Feminina da época passada. Apesar disso, esteve ativo no mercado, algo que pode ser comprovado pela aquisição de Felicite Mendes e Tamara Milovac, jogadoras já com experiência na competição. Ricardo Botelho vai liderar a equipa de São Miguel durante esta época, depois uma estreia muito positiva no principal escalão feminino.

 

O recém promovido à Liga Feminina, o SL Benfica é composto por uma equipa bastante jovem, mas liderado pela experiente Sofia Ramalho. O grupo reforçou-se com a entrada de Brigitta Cismasiu (ex-GDEMAM), e irá certamente procurar, nesta primeira época, o seu espaço na divisão principal do basquetebol feminino português. O treinador será André Cardoso.

 

Grupo 4

GDESSA

Quinta dos Lombos

Boa Viagem Angra-Açor

 

A jovem equipa do GDESSA perdeu provavelmente as duas mais influentes jogadoras da equipa da última temporada. Laura Ferreira já treina na Universidade de South Florida (EUA) e Vera Correia abandonou a modalidade. Para compensar estas saídas, o técnico Nuno Manaia vai poder contar com as recém chegadas Carolina Bernardeco (ex-GDEMAM) e Barbara Pedro (ex-Algés), embora esta última não tenha jogado na última época. 

 

A entrada de Vitória Pacheco (ex-Algés) e a saída de Tamara Milovac, que continua nos Açores, mas agora em São Miguel, ao serviço do Sportiva, são as principais novidades na equipa do Boa Viagem. O técnico Marcos Couto também saiu, estando agora o comando técnico da equipa ao cuidado de Roberto Simões. 

 

O campeão da Liga Feminina da época passada, Quinta dos Lombos, teve uma saída de vulto, a de Mery Andrade, que deixou a equipa e rumou novamente a Itália. Também Felicite Mendes saiu para o União Sportiva. De regresso a Portugal está Sara Djassi, após 4 anos nos EUA. O técnico José Leite estará certamente atento e não deixará de, em conjunto com os responsáveis do clube, reforçar a equipa, até porque este ano regressam às competições europeias. 

 

 

                                                

Competições | FPB
25 SET 2014

Mais Notícias