Magnifica vitória da garra Portuguesa
Num jogo que pôs à prova o caráter lusitano, Portugal arrancou um triunfo difícil frente à Croácia (61-62), numa partida onde correu sempre atrás do prejuízo e, no 4º período, colocou em campo toda a garra portuguesa numa remontada brilhante que permite a Portugal avançar com uma vitória que permite avançar para a próxima fase com uma vitória e boas perspetivas de lutar pela melhor classificação.

Competições | FPB | Seleções
15 AGO 2015
Domingo é dia de paragem na competição. Portugal regressa à competição com a Republica Checa, na próxima segunda feira, dia 17, pelas 20h45 no CDC de Matosinhos.
Jogo importante para o futuro de Portugal na competição e na próxima fase. Primeiro período marcado por muito equilíbrio e algumas alternâncias no marcador. O conjunto português não conseguia estar muito tempo na frente nem descolar no placard. No primeiro descanso do jogo 18-18 demonstravam precisamente a toada com que se havia jogado.
A paragem fez mal à equipa lusa e a Croácia ia conseguindo cavar uma diferença no marcador perante a ineficácia ofensiva de Portugal e a falta de soluções para parar o ataque croata. Portugal conseguiu apenas 8 pontos neste período contra 20 da Croácia que assim saía para o intervalo a vencer por claros 38-26.
O selecionador Agostinho Pinto aproveitou o descanso para alertar as suas jogadoras e esboçar uma estratégia que permitisse a Portugal discutir a vitória. Melhores na defesa, as portuguesas jogavam melhor e, já próximo do final conseguiam baixar a barreira psicológica dos 10 pontos. Entrava-se no decisivo parcial com 52-43 e tudo em aberto.
E que entrada no quarto período. Portugal acordou o muito público de Matosinhos com um arrasador inicio e um parcial de 16-2 que colocava a equipa das quinas na frente e relançava as emoções para um final impróprio para cardíacos. Depois de ter 5 pontos à maior com pouco mais de metade do período jogado, a Croácia conseguiu empatar a contenda de novo com 2,41 para jogar. Um triplo luso foi o único cesto até à entrada do minuto final e Portugal estava ainda na frente. A 35 segundos do final a Croácia converte dois pontos e coloca a partida a 1 ponto. Últimos 10 segundos e Portugal com posse de bola sofre falta mas não converte da linha de lance livre valendo o desacerto croata para garantir o importante triunfo português!
Resultados da 3ª jornada:
Italy, 60 Netherlands, 45
Belgium, 46 Germany, 56
Czech Republic, 66 Turkey, 37
France , 57 Serbia, 50
Russia, 68 Slovak Republic, 42
Hungary, 68 England, 28
Spain, 68 Latvia, 54
Calendário completo em: