Maia Basket na final

Depois de ter vencido a fase regular, e consequentemente ter garantido a subida a LPB, o Maia Basket apurou-se para a final do Campeonato da Proliga.

Competições
5 MAI 2013

A vitória no o 4º jogo da série frente ao Illiabum , fecha a eliminatória (3-1), e coloca os maiatos mais próximos do título da competição. Um jogo disputado até bem perto do final, mas nos últimos minutos Nuno Marçal assumiu a responsabilidade do jogo e acabaria por desequilibrar o encontro.

Depois do triunfo alcançado no dia anterior, o Illiabum continuava a lutar pela passagem, sabendo que a única forma de o conseguir seria forçar uma negra. Mas para isso teria que vencer o encontro deste domingo. Um objetivo que se manteve em aberto até ao último período do encontro. Depois do empate que se registava ao intervalo a 33 pontos, o Maia Basket adiantou-se ligeiramente no recomeço da etapa complementar (54-50).Tudo em aberto para os últimos 10 minutos, com a equipa da casa a empatar de novo o jogo a 55 pontos. O treinador do Illiabum Nelson Sousa, tentava confundir as ações ofensivas adversárias com uma defesa match-up, contrariada pelas penetrações em drible por parte dos maiatos. Do lado contrário, percebia-se a especial atenção defensiva dedicada à defesa dos bloqueios diretos, com o objetivo claro de impedir que João Figueiredo criasse desiquilíbrios através de penetrações. O tempo avançava com as duas equipas sempre muito próximas no marcador, ainda que com o Illiabum a ter que correr atrás de curtas vantagens pontuais. Até que Marçal surge no jogo e torna-se decisivo nos dois lados do campo. Fosse com cestos, ressaltos ofensivos ou defensivos, o antigo internacional português tornava-se num pesadelo para a defesa ilhavense. E foi após um roubo de bola concluído num contra-ataque sem oposição que Marçal colocava um ponto final no jogo (72-65). Com um minuto para jogar, só uma catástrofe colocaria o Maia Basket fora da final. Dois triplos dos ilhavenses nos segundos finais do encontro davam um outro aspeto ao resultado final ao mesmo tempo que traduzia mais fielmente o equilíbrio que registou ao longo do mesmo.Nuno Marçal com 28 pontos, 22 ressaltos, 3 roubos de bola, 1 assistências e 1 desarme de lançamento, para uma fantástica valorização de 45.5, foi o MVP do jogo, numa equipa do Maia bem liderada pelo seu base Pedro Catarino, autor de 16 pontos, 3 assistências e 2 ressaltos. Paula Diamantino (14 pontos e 6 ressaltos) foi uma preciosa ajuda no jogo interior dos maiatos.O jogador mais valorizado do Illiabum foi Miguel Queiroz (21 pontos e 8 ressaltos), num jogo em que Pedro Silva (8 pontos e 10 ressaltos) e João Figueiredo (12 pontos, 8 assistências e 4 ressaltos) bem tentaram prolongar a eliminatória.

Competições
5 MAI 2013

Mais Notícias