Maia pressiona Oliveirense
Depois de vencido este sábado em Oliveira de Azeméis (84-80), o Maia Basket encurtou distâncias para o líder do campeonato, estando agora a uma vitória da Oliveirense que continua na frente da prova.
Competições
2 MAR 2013
Um jogo que teve emoção, alternâncias no comando do marcador, apenas decidido no derradeiro quarto, com a formação da Maia a reagir bem ao melhor inicio por parte da Oliveirense na etapa complementar.
Depois de uma primeira parte dominada pelos maiatos(45-37), o inicio da etapa complementar, fruto de um parcial de 28-18, teve ascendente da equipa da casa, pois no final do 3º período os comandados de Sérgio Salvador já tinham consumado a reviravolta no marcador.Mas a noite era de inspiração para Nuno Marçal, que com 33 pontos e 17 ressaltos, contribuindo decisivamente nos dois lados do campo para que o Maia voltasse a liderar o jogo. A melhor eficácia dos maiatos nos tiros de longa distância (10/23 – 43%), bem como o bom aproveitamento da linha de lance-livre (16/19 – 84%), foram os aspetos que ajudaram a fazer a diferença neste confronto.Mas Marçal não foi o único a brilhar na formação da Maia, já que Pedro Catarino (16 pontos, 7 ressaltos e 4 assistências) e João Diamantino (12 pontos e 3 ressaltos) foram igualmente importantes nesta vitória que coloca mais pressão na liderança da Oliveirense.João Reveles (29 pontos, 6 assistências, 4 ressaltos e 3 assistências) destacou-se no jogo exterior da Oliveirense, bem como a dupla interior formada por Nuno Cortez (13 pontos e 16 ressaltos) e André Pereira (20 pontos e 5 ressaltos), mas não o suficiente para alargar a vantagem no comando da prova.Mas a ronda de sábado do campeonato da Proliga ficou marcada por um conjunto de resultados de certa forma inesperados. O Casino Ginásio, beneficiando da vantagem conquistada no 1º período (30-20), bateu, em casa, o AngraBasket por 70-64, o mesmo sucedeu na visita do Terceira Basket ao pavilhão Império Bonança, que terminou com a vitória dos açorianos (67-49). Os insulares depois de um quarto inicial de grande qualidade (27-11), resistiram à reação dos encarnados até ao intervalo, para depois dominarem a etapa complementar. O Guifões SC pôs fim a ciclo negativo de jogos sem conseguir vencer, depois de bater perante o seu público a formação de Sangalhos, por 69-51. Depois de três vitórias consecutivas, o Desportivo de Leça viu interrompida a sua série vitoriosa, ao perder, em casa, frente ao Illiabum por 41-73. Depois de um importante triunfo a contar para a Taça de Portugal, os ilhavenses voltam a vencer, desta vez para o campeonato.