Mais de 736 mil euros para apoiar clubes em 2020/21

FPB
4 JUN 2020

Apesar do momento conturbado provocado pela COVID-19 e da complexidade da situação económica, a Federação Portuguesa de Basquetebol aprovou um conjunto de medidas suplementares de apoios a atribuir aos clubes na época 2020/21.

 

Para além da manutenção dos apoios já existentes e que superam os 511 mil euros, as novas medidas – apoios em taxas de inscrição, taxas de participação e material desportivo e formação – significam um acréscimo de 225 mil euros, o que perfaz um total que ultrapassa os 736 mil euros.
“Valeu a pena termos sido prudentes e cautelosos na gestão dos últimos anos, que possibilitou garantir as reservas suficientes para que, mesmo atualmente sem os recursos provenientes das apostas, possamos cumprir todos os compromissos financeiros assumidos. Mas ao mesmo tempo, num momento tão transcendente como este, a Federação e as Associações estarem em condições de promover um apoio adicional tão significativo aos clubes, de modo a minimizar as dificuldades económicas com que já estão a ser e irão ser confrontados”, explica o presidente da FPB, Manuel Fernandes.
Com este conjunto de medidas, a FPB acredita contribuir para a sobrevivência e continuidade da prática federada do basquetebol em todos os recantos do país. O conhecimento atempado destes incentivos possibilita aos clubes desencadear, de uma forma mais rigorosa, o processo de planeamento financeiro e desportivo da época 2020/21, adequado à dimensão e ao nível competitivo da sua atividade.
“O desporto deve muito àqueles que no anonimato lutam todos os dias para garantir a sobrevivência e a continuidade dos seus clubes. São inteiramente merecedores do reconhecimento das federações, das autarquias e do governo, e estas instituições não podem deixar de apoiar e de proteger o desporto, perante o enorme impacto causado pela COVID-19, não só pelo papel social e pelo contributo significativo na melhoria da saúde e bem-estar de largas faixas da população portuguesa, mas também pelo valor económico. Em concreto, fruto dos muitos milhares de empregos diretos em risco e das centenas de empresas e serviços com estreito relacionamento com o desporto, desde o turismo, as infra-estruturas e os transportes, os equipamentos desportivos, os diferentes órgãos de comunicação social e a difusão mediática do desporto”, acrescenta o líder federativo.
Manuel Fernandes sublinha que a FPB está “a intervir no aqui e agora, mas também a pensar e agir com o olhar no futuro próximo e num prazo mais alargado”. O presidente da FPB antecipa, de resto, novas medidas. “Uma outra ação de apoio aos clubes vai já ao encontro das mudanças que se irão processar no domínio tecnológico, social, comportamental e comunicacional. Para isso já tomámos várias medidas, que, a breve trecho, serão divulgadas e permitirão ao basquetebol sair mais forte desta crise”, afirma.
Mais detalhes sobre os apoios atribuídos pela FPB aos clubes podem ser consultados no comunicado em anexo.

Apoios a Clubes 2020/21

FPB
4 JUN 2020

Mais Notícias