Mais perto da final
Está cada vez mais próxima a final da LPB para a equipa do SL Benfica, já que os encarnados venceram o jogo 2 da série por 70-50.
Competições
5 MAI 2013
Vida difícil para os vareiros, que depois deste fim-de-semana passam a não ter margem para erro caso queiram chegar à próxima ronda. Se do ponto de vista ofensivo os benfiquistas não estiveram muito eficazes, os problemas defensivos criados à equipa liderada por Carlos Pinto, proporcionaram uma vitória inteiramente merecida à formação lisboeta. A eliminatória muda-se agora para Ovar, uma casa onde os vareiros se sentem sempre muito apoiados
O inicio do jogo 2 não teve a mesma intensidade, nem tão pouco a qualidade do encontro anterior. Em parte porque as duas equipas revelavam pouca eficácia no tiro exterior, bem como cometeram demasiados erros nas ações ofensivas. Ainda assim, os encarnados continuavam a demonstrar um domínio nas áreas próximas do cesto, principalmente na luta do ressalto ofensivo.Como forma de contornar a falta de jogo exterior, os benfiquistas procuraram com mais insistência as penetrações em drible, Tomás Barroso (5 assistências e 5 roubos de bola) esteve muito bem neste capítulo, fosse para finalizar em cestos fáceis, ou para proporcionar cestos fáceis através de assistências. O primeiro período chegava ao fim com os atuais campeões nacionais na frente do marcador (18-6).Os vareiros continuavam a sentir enormes dificuldades para conseguir vantagens na exploração dos bloqueios diretos, Barbosa permanecia bastante discreto. Valeu-lhes a boa prestação de Sergi Brunet (13 pontos), mais de metade dos pontos da equipa, durante a primeira parte, para a Ovarense, ainda que em desvantagem, se mantivesse na discussão do jogo no final dos primeiros 20 minutos (30-22).Depois de um roubo de bola do jovem base José Barbosa (5 pontos, 5 assistências e 3 roubos de bola), a Ovarense encosta o resultado a quatro pontos de diferença (29-33) nos primeiros minutos da etapa complementar. Foi o melhor que os vareiros conseguiram, já que a 3ª falta de Sergi Brunet (21 pontos e 6 ressaltos), obrigando-o a ir para o banco, e a inspiração individual de Ricky Franklin (13 pontos, 4 roubos de bola, 3 assistências e 2 ressaltos), nove pontos quase consecutivos, rapidamente recolocaram a diferença pontual entre as duas equipas no marcador no final do 3º período (50-37).No derradeiro quarto foi visível o desgaste físico dos jogadores vareiros, mérito da equipa encarnada que aumentou o ritmo do jogo, os contra-ataques sucediam-se, as vantagens interiores surgiam naturalmente, e para complicar ainda mais a tarefa dos visitantes, o tiro exterior começava a cair. O jogo chegava ao fim com o marcador a registar uma diferença de vinte pontos (70-50).O internacional português Elvis Évora (16 pontos e 8 ressaltos) voltou a dominar no jogo interior do ataque encarnado, enquanto que Betinho Gomes (14 pontos e 8 ressaltos), de cada vez que colocava a bola no chão, se tornava num problema com as suas penetrações e rápidos contra-ataques.O espanhol Sergi Brunet bateu-se muito bem com os postes benfiquistas, tendo sido acompanhado no jogo exterior pelo extremo Fernando Neves (14 pontos, 4 ressaltos e 2 assistências) que sempre que teve espaço para armar o seu tiro foi quase sempre eficaz.