Mais uma semana a acompanhar os nossos portugueses
Última edição de Portugueses Além Fronteiras de 2025
Atletas
29 DEZ 2025
Numa semana menos preenchida a nível desportivo, ainda assim alguns atletas portugueses competiram no estrangeiro e são, por isso, o destaque da última edição de 2025 dos Portugueses Além-Fronteiras.
No setor feminino, apenas a dupla que atua na Alemanha esteve em ação. Sara Guerreiro e Ana Raimundo, orientadas por José Araújo, saíram derrotadas no encontro frente ao Alba Berlin, por 69-77. Na última partida do ano, Sara contribuiu com nove pontos, enquanto Ana Raimundo somou seis. Apesar do desfecho menos positivo, a equipa ocupa atualmente o sexto lugar da tabela classificativa, com seis vitórias e sete derrotas, sendo a presença das atletas portuguesas uma constante ao longo da temporada.
No masculino, o leque de representantes foi mais alargado. Travante Williams, Diogo Brito, Anthony da Silva, Rafael Lisboa e Nuno Sá foram os portugueses que estiveram em ação.
Começamos por França, com Travante Williams, cuja equipa atravessa um bom momento, somando quatro vitórias consecutivas e ocupando o oitavo lugar da classificação. No último encontro, a formação francesa venceu o Saint-Quentin por 90-76, uma margem de 16 pontos. O internacional português registou sete pontos, sete ressaltos e uma assistência, em cerca de vinte minutos de utilização. O início de 2026 traz uma dose dupla de Basketball Champions League, com a equipa a defrontar o Mersin Spor, numa disputa por um lugar na fase seguinte da principal competição europeia.
A equipa de Anthony da Silva terminou o ano da melhor forma, com uma vitória frente ao nono classificado, apesar de ocupar atualmente o 17.º lugar da tabela, com cinco vitórias e 12 derrotas. O jogador português tem sido uma peça fundamental na formação francesa e, no último encontro, registou 10 pontos, sete ressaltos e quatro assistências.
Ver esta publicação no Instagram
Em Espanha, Diogo Brito continua a assumir um papel importante no Obradoiro. No jogo mais recente, somou cinco pontos, um ressalto e uma assistência, nos 14 minutos em que esteve em campo. A equipa ocupa o segundo lugar do campeonato e soma 11 vitórias consecutivas, sendo que as únicas duas derrotas aconteceram no início da temporada, o que evidencia claramente a evolução do coletivo.
Ver esta publicação no Instagram
Outro nome em constante destaque é Rafael Lisboa, verdadeiro líder da sua equipa. O base português assinou uma exibição de 10 pontos, seis assistências e três ressaltos no último encontro. Ainda assim, a formação acabou por sair derrotada por 73-75 frente ao Oviedo.
Para terminar, viajamos até Palma, onde atua Nuno Sá. Num jogo muito complicado e equilibrado do início ao fim, a sua equipa perdeu por apenas dois pontos (80-82). Apesar do desfecho, o português esteve em bom plano, contribuindo com nove pontos e sete ressaltos.
O fecho deste ano coincide, em grande parte, com o término da primeira volta das diferentes competições. Olhando em retrospetiva para o que já foi feito, a conclusão é clara: os atletas portugueses continuam a estar em grande destaque além-fronteiras, fruto de exibições consistentes que continuam a elevar o nome de Portugal no basquetebol internacional.
Estatísticas individuais dos atletas portugueses:
Travante Williams (Le Mans, LNB – França)
7pts, 1ast, 7res (20min) na vitória frente ao Saint Quentin (90-74)
Anthony da Silva (Évreux Basket, Elite 2 – França)
10pts, 4ast, 7res (33min) na vitória frente ao Nantes (82-75)
Diogo Brito (Monbus Obradoiro, Primera FEB – Espanha)
5pts, 1ast, 1res (14min) na vitória frente ao Coruna (103-99)
Rafael Lisboa (Clube Ourense Baloncesto, Primera FEB – Espanha)
10pts, 6ast, 3res (29min) na derrota frente ao Oviedo (73-75)
Nuno Sá (Palma BM, Primeira FEB – Espanha)
9pts, 7res (23min) na derrota frente ao Palma Fibwi (80-82)
Ana Raimundo (BC Marburg, 1ª Bundesliga – Alemanha)
6pts, 1ast (16min) na derrota frente ao Alba Berlin (69-77)
Sara Guerreiro (BC Marburg, 1ª Bundesliga – Alemanha)
9pts, 2ast (26min) na derrota frente ao Alba Berlin (69-77)
*Apenas se faz o acompanhamento de atletas com internacionalizações e que tenham as estatísticas disponíveis.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


