“Mantendo a consistência e agressividade, temos hipótese de vencer qualquer equipa”

Américo Santos, selecionador nacional de 3x3, lança presença lusa na FIBA 3x3 Europe Cup 2022

Seleções
8 SET 2022

Está cada vez mais perto a estreia da equipa das Quinas na FIBA 3×3 Europe Cup 2022, competição que decorre em Graz, na Áustria, de 9 a 11 de setembro. Portugal vai estar em prova no torneio feminino após ter garantido a qualificação no qualifier disputado em Israel.

A menos de 48 horas do início da caminhada europeia, a comitiva lusa já se encontra no local onde decorre a prova. A convocatória apresenta as mesmas quatro atletas que garantiram a qualificação inédita – Emília Ferreira, Joana Soeiro, Márcia Costa e Laura Ferreira – que enfrentam Países Baixos e Espanha na fase de grupos.

Em conversa com a FPB, o selecionador nacional de seniores femininos de 3×3, Américo Santos, explica como correu a preparação: “Fizemos 3 torneios desde junho: o “Big 12“, o melhor torneio de preparação para o Mundial; e as duas etapas da Women’s Series em Praga e Eaubonne”, inicia.

“Na Big12, o próprio convite muito nos orgulhou pois era sinal que nos começavam a reconhecer qualidade para competir a este nível. O desempenho ainda nos deixou mais satisfeitos com a vitória sobre os EUA, campeões olímpicos em título, e as exibições consistentes, apesar de termos perdido, contra as futura campeãs e vice-campeãs do mundo, França e Canadá, respetivamente”, acrescenta.

Analisando o desempenho nas etapas da Women’s Series, Américo Santos relembra: “As etapas da foram uma continuidade desse processo de evolução. Em Praga ficámos em 4.º, na nossa estreia na Women’s Series, e em Eaubonne vencemos a França, atual campeã do mundo, mas saímos da competição mais cedo do que queríamos. “Apesar de termos ido do céu ao inferno num curto espaço de tempo, tivemos capacidade para analisar e retirar ilações importantes que nos irão ajudar no Europeu”.

Quanto aos adversários de Portugal na FIBA 3×3 Europe Cup 2022, o selecionador nacional destaca a experiência adversária: “São duas grandes equipas contra quem já jogámos, com muita experiência e resultados na modalidade”.

“Sabemos que, cumprindo com o nosso plano de jogo e mantendo a consistência e agressividade ofensiva e defensiva durante os 10 minutos, temos hipótese de vencer qualquer equipa. É com essa mentalidade que vamos para cada jogo, independentemente do adversário ou da marcha do resultado”, atenta, antes de deixar uma última mensagem: “Jogar por cada bola ofensiva e defensiva com o mesmo querer e foco”.

Seleções
8 SET 2022

Mais Notícias