Manuel Fernandes em grande entrevista ao jornal Record

Numa grande entrevista publicada esta sexta-feira pelo jornal desportivo Record, o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, fez um balanço de 2018 e apontou o caminho para o futuro.

Associações | Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
20 JAN 2019

Entre os temas abordados na entrevista, o líder federativo falou, por exemplo, da posição do basquetebol entre as modalidades desportivas do país, assumiu o desejo de ter pavilhões cheios e de exportar o basquetebol para as ruas, e comentou o regresso do Sporting à Liga Placard.

 

Eis algumas das declarações do presidente da FPB, Manuel Fernandes, em entrevista ao Record:

Posição da modalidade
"A ambição é liderar nos pavilhões. E isto não é apenas uma mera intenção, algo que soa bem aos ouvidos. Temos mesmo essa vontade, é um desafio pessoal, mas também de toda a direção federativa. Temos perfeita consciência das dificuldades, mas acreditamos estar no bom caminho para que isso possa, efetivamente, acontecer. A razão principal para assumir este repto é a enorme convicção de que é mesmo possível. Reconhecemos o valor e a capacidade das gentes do basquetebol e das suas estruturas, pelo que não consideramos ser destituído ou exagerado ter este desejo. A ideia existe, a vontade de lá chegar está sempre presente e agora resta trabalhar."

"Há múltiplos sinais que vão nessa direção. Por exemplo, o aumento pelo terceiro ano consecutivo do número de praticantes, treinadores, equipas e jogos, resultante do bom trabalho desenvolvido pelas associações e pelos clubes. Mas também destaco o aumento do património federativo – a nova sede estará integralmente paga em março de 2022; o sucesso da realização da 1.ª edição do Jr. NBA (a segunda já está em marcha e agora alargada a todo o Norte do país); os primeiros passos no desenvolvimento de uma competição estruturada de 3×3 – saliento, nesta área, a medalha de bronze que a Seleção feminina conquistou nos Jogos do Mediterrâneo; a manutenção das sub-20 na Divisão A europeia; o comportamento meritório da principal Seleção Nacional em confronto com adversários que estiveram no EuroBasket2017 ou a forma como cada vez mais estamos, através de vários dispositivos digitais, a chegar às pessoas."

Exportar o basquetebol para a rua
"Estamos a trabalhar com as autarquias para, dentro do 'Programa Nacional de Promoção do Basquetebol', desenvolver algo que apelidámos de '3×3 BasketArt'. Em traços gerais, queremos aproveitar espaços públicos devolutos ou sem utilização para criar zonas informais de prática num cenário atraente, devidamente decorados por artistas locais. E aí pretendemos organizar, numa segunda fase, torneios de 1×1, 3×3 ou concursos de lances livres."

Desejo de pavilhões cheios
"Incluímos no 'Programa Valorizar' um projeto que visa contribuir para uma maior atratividade das competições, de modo a que seja mais fácil arrastar público para os pavilhões. De uma forma resumida, iremos premiar financeiramente todos os clubes que cumprirem uma série de parâmetros que julgamos serem essenciais para que o espetáculo seja cada vez melhor."

Sporting na Liga Placard
"O Sporting é um histórico do desporto nacional e da modalidade e, claro, fazia falta que regressasse ao mais alto patamar."

"O reforço da visibilidade, da notoriedade e sustentabilidade da competição é evidente com esta entrada. O Sporting vai ajudar imenso ao nosso propósito maior de recolocar o basquetebol como segunda modalidade do país. Vamos ter mais jogos, mais gente nos pavilhões, maior número de transmissões televisivas em virtude de o clube ter um canal próprio; mais notícias nos jornais e, claro, mais gente a falar do basquetebol."

Ler entrevista completa AQUI.

Associações | Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
20 JAN 2019

Mais Notícias