Marco Galego é o novo Selecionador Nacional de Basquetebol em cadeira de rodas
Está encontrado o sucessor de Jorge Almeida no comando da Seleção Nacional de Basquetebol em cadeira de rodas.

Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
23 SET 2016
O treinador alentejano Marco Galego irá assumir a batuta e tem como ambicioso objetivo colocar Portugal “entre os melhores a médio prazo”. De salientar que no único contacto com o Basquetebol em cadeira de rodas, na época 2014/2015, ao serviço da equipa da 1.ª divisão espanhola CP Mideba – onde teve o capitão da Seleção, Pedro Gonçalves, e o subcapitão, Hugo Lourenço, como pupilos – alcançou um brilhante 3.º lugar e na Taça do Rei ficou à espreita do pódio com o 4.º posto obtido.
Marco iniciou-se como técnico na época de 1996/1997 e conta com vasta experiência no Basquetebol convencional, que se dissemina pelo treino, formação – de treinadores e jovens atletas – e dirigismo, nas regiões de Elvas e Badajoz. Destacam-se em solo nacional vários títulos regionais, nas equipas femininas do CEN (Clube Elvense de Natação) – Basquetebol, nos escalões de Cadetes e Juniores, liderando as mesmas faixas etárias e os Infantis das equipas masculinas do clube em várias ocasiões; a coordenação técnica do CEN e do “O Elvas”; e ainda o desempenho enquanto formador do curso de nível 1, ministrado em Évora em 2010/2011.
Do lado de lá da fronteira, Marco Galego enriquece o currículo com a vitória e o vicecampeonato da “Copa de Extremadura” e o vice-campeonato da 2.ª liga feminina, entre 2005 e 2007, enquanto Treinador-adjunto das Seniores do BFB (Baloncesto Feminino de Badajoz), clube no qual desempenha as funções de Treinador dos escalões de Cadetes e Juniores, conseguindo nestes últimos o título de Campeão da Extremadura por duas vezes – uma delas como adjunto. Na época 2008/2009, embarca em novo projecto, na ABP (Asociación de Baloncesto Pacense), de novo na formação, ao treinar os Cadetes e mais tarde os Juniores. Seguiu-se o GBP (Grupo Baloncesto Popular) Badajoz, onde como treinador principal se sagrou campeão do grupo E da 1.ª divisão feminina. Consta ainda no seu percurso a participação em 6 Campus destinados a jovens jogadores/as de Portugal e Espanha. Atualmente, é coordenador do Clube Baloncesto Batalyaws, de Badajoz.
O primeiro grande desafio enquanto Selecionador Nacional de Basquetebol em cadeira de rodas está reservado para o próximo verão, altura em que Portugal disputará o Campeonato da Europa C, já que no passado mês de julho foi despromovido da divisão B, em Sarajevo, Bósnia e Herzegovina.