Maria Kostourkova MVP do Europeu

Findo o Campeonato da Europa de Sub16 femininos, em que Portugal se classificou num mais que honroso segundo lugar, foram atribuídos os prémios que distinguem as melhores jogadoras da competição.

Atletas | Competições
30 AGO 2013

Como é hábito, no final do Campeonato da Europa foram atribuídos os prémios individuais. Portugal esteve igualmente em destaque, já que colocou duas atletas no cinco ideal do torneio, Carolina Bernardeco e Maria Kostourkova, sendo que esta última foi distinguida como a MVP da competição. Estes prémios são o reconhecimento da qualidade das jovens atletas nacionais, ainda que o maior destaque vá obviamente para o coletivo, já que garantiu a medalha de prata e a consequente subida à Divisão A.

Filha de pais ex-atletas, Maria revela qualidades que lhe permitem sonhar bem alto. A mãe Maryana, foi jogadora de eleição, pelo que o sonho de um dia poder jogar na WNBA não parece descabido. Durante o Europeu, em Matosinhos, a poste portuguesa provou que pertence a um grupo restrito de atletas predestinadas para a prática da modalidade. A forma como dominou o jogo nas áreas próximas do cesto, concedeu ao jogo de Portugal uma dimensão que nunca tivera no passado. Os quatro duplos-duplos obtidos ao longo da competição revelam bem a qualidade das suas prestações, e mais do que justificam o justo prémio de MVP recebido no final. Terminou a competição com médias de 17.1 pontos e 13.7 ressaltos por jogo, se a isto juntarmos a eleição para o 5 ideal e a medalha de prata conquistada fazem deste Europeu, inesquecível para a jovem atleta portuguesa.Carolina é uma das irmãs Bernardeco a vestir a camisola da Seleção Nacional. E tal como sucede com as mais velhas, a base titular da Seleção provou que também tem um enorme potencial. Aliás algo que já lhe era apontado há muito tempo. Ao integrar o cinco ideal na posição de base, o trabalho de Carolina na condução da equipa portuguesa até à medalha de prata foi reconhecido por todos aqueles que acompanharam a prova. A forma adulta como liderou a equipa, bem como a sua qualidade de passe, valeram a Bernardeco uma distinção entre as melhores . Com médias de 8.3 pontos, 3.1 assistências e 3.0 roubos de bola por jogo, Carolina foi uma igualmente uma das melhores defensoras da competição.

Atletas | Competições
30 AGO 2013

Mais Notícias