Maria Kostourkova: «Preparadas para o 1º lugar»

A Quinta dos Lombos tem nas suas fileiras uma das mais jovens promessas do basquetebol nacional, bem como a experiência de jogadoras como Mery Andrade e Sónia Reis.

Atletas | Competições
3 OUT 2013

A jovem Kostoukova, decisiva na atuação das Seleções de Sub-16 e Sub-18 este verão, garante que a equipa está a postos para entrar na luta pela Taça Vítor Hugo, cuja final-four se realiza no pavilhão de Carcavelos, este fim-de-semana.

A atleta internacional Maria Kostourkova teve um verão preenchido, com a participação em dois Europeus, mas repleto de enorme sucesso, chegando mesmo a ser considerada a MVP de uma competição e contribuído para a subida de Divisão da Seleção de Sub-16. “Foi muito bom. Fiquei com recordações que me marcaram para sempre, tanto a nível coletivo como individual.”Mas neste momento de graça, Maria faz questão de partilhar o seu sucesso e progresso individual com todos aqueles que a ajudaram a tornar-se melhor jogadora. “A minha evolução deve-se muito ao treinador, pela experiência que conquistei ao jogar na Liga. Deve-se à equipa, pelo apoio incondicional que me deram em todos os treinos e jogos. Mas esta evolução também está relacionada com os treinos durante a semana no Centro de Alto Rendimento.”O protagonismo internacional que teve auspicia uma época muito positiva, podendo mesmo ser esta a sua época de afirmação na Liga Feminina. “Não posso dar garantias de nada, só de que vou dar o máximo e tentar agarrar cada uma oportunidade.”A sua ambição faz com que as suas metas vão para além do basquetebol português. “Gostaria de jogar na NCAA, e se possível na WNBA e nos melhores campeonatos da Europa.”Maria tem tido a oportunidade de trabalhar com duas grandes referências do basquetebol português, Sónia Reis e Mery Andrade, que melhor do que ninguém a podem ajudar a atingir os seus sonhos. “Tem sido maravilhoso, uma grande oportunidade de aprendizagem.”O clube apostou num grupo de jogadoras portuguesas, em que é notório uma grande mescla nas idades das atletas. “O importante é o espírito equipa, o coletivo. A diferença de idade pouco importa se a equipa estiver unida.”Mesmo depois de ter deixado o Algés pelo caminho, Kostourkova não assume o favoritismo da Quinta dos Lombos à conquista da Taça Vítor Hugo, até porque a fase final se realiza em sua casa. “Existem quatro equipas candidatas para vencer a Taça Vítor Hugo. Nós iremos dar o nosso máximo para vencer e acho que estamos preparadas para conquistar o primeiro lugar.”Quanto a principal adversário nesta segunda fase da competição, a jogadora prefere focar-se na equipa madeirense, visto ser o obstáculo que a separa da final da prova. “Por agora o nosso adversário é o CAB, é nele que nos vamos concentrar e só vamos pensar noutros adversários depois do jogo de sábado.”

Atletas | Competições
3 OUT 2013

Mais Notícias