Mário Leite:“Queremos voltar a ser campeões”

Em ano de estreia como treinador principal na Liga Portuguesa de Basquetebol o actual técnico da equipa campeã nacional, a Ovarense Dolce Vita, tem feito uma época ao nível daquilo a que nos tem habituado a equipa vareira em épocas anteriores.

Competições | Treinadores
28 ABR 2009

Muito se tem falado e escrito sobre as vitórias encarnadas durante a fase regular, mas objectivamente a única equipa que conquistou troféus e ainda não falhou esta temporada foi a de Ovar. À imagem da filosofia do clube, Mário tem o grupo vinculado à reconquista do campeonato nacional, único título em falta na presente temporada.

O treinador Mário Leite tem cumprido na íntegra com a tradição de vitória associada ao clube de Ovar. “As coisas têm corrido bem ao nível das competições internas já que, mesmo com todos os contratempos motivados pelas lesões, conseguimos vencer todos os troféus em que estivemos envolvidos, mantendo sempre o nosso nível competitivo elevado.” A coesão e o espírito de grupo muito forte é, na opinião de Mário Leite, o principal segredo para o sucesso da equipa vareira. “Todas as pessoas que trabalham neste clube têm um denominador comum que é a vitória. Aqui, tal como acontecia no passado, não basta tentar ganhar. A filosofia do clube é vincular os jogadores às vitórias. Na nossa equipa o colectivo é bem mais forte do que o individual e esse tem sido o principal trunfo ao longo de toda a prova.” Não tendo os mesmos recursos humanos da temporada transacta, Mário definiu desde o início da temporada e nunca escondeu que a reconquista do título é o grande objectivo. “Não tendo a equipa da época passada, com o Cordel Henry, bem como o Elvis Évora a entrar nas rotações da equipa, sempre afirmámos que queríamos voltar ser campeões e o intuito do grupo é chegar à final e vencê-la.” A poucos dias de iniciar o playoff, a longa experiência acumulada por Mário Leite, não só nas funções de treinador, mas também como atleta, faz com que a sua abordagem sobre o que poderá acontecer seja bastante cuidadosa. “No playoff é sempre subjectivo falar em candidatos. São vários os exemplos de épocas anteriores de equipas que surgem nesta fase melhor em termos físicos, ou que, por força de um resultado de um jogo, criam uma energia positiva dento do grupo de trabalho, fazendo com que as coisas se invertam. Uma coisa é certa: nada cai do céu e temos de lutar para que as coisas aconteçam. Posto isto, acho que todas as equipas partem em pé de igualdade neste arranque de playoff.” Mário desvaloriza os últimos desaires da fase regular, considerando “que isso faz parte do processo de aprendizagem normal de uma equipa” para que no futuro os mesmos erros não se repitam. “Vamos iniciar este playoff tranquilos. Vencer o campeonato foi um objectivo estabelecido pelo treinador mas vinculado aos jogadores. O importante é estarmos todos no mesmo caminho, a lutar pelo mesmo objectivo de uma forma colectiva.”

Competições | Treinadores
28 ABR 2009

Mais Notícias