Minhotos batem Física
Já Sampaense não conseguiu estrear-se a vencer. Tudo porque o Vitória de Guimarães acabou por ser mais forte em São Paio de Gramaços, triunfando por apenas um ponto de diferença.
Competições
27 OUT 2012
Os vimaranenses continuam só com vitórias na Liga. Resultado histórico para o Galitos FC, já que somou, nos Açores, diante o Lusitânia (66-60), a sua primeira vitória no escalão principal da modalidade.
Depois de um empate a 14 pontos no quarto inicial, o Basquete de Barcelos, esteve perto de desperdiçar a vantagem conquistada durante o 2º período do jogo frente à Física de Torres Vedras (47-34). Na etapa complementar o conjunto de Torres Vedras correu atrás do prejuízo, e apesar de se ter aproximado no marcador, a vitória pertenceu à equipa minhota, por 75-70.Bem liderada pelo seu base Nuno Oliveira (23 pontos e 5 ressaltos), e com Loncovic (19 pontos, 9 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola) e Sirnik (15 pontos, 10 ressaltos e 3 assistências) a revelarem-se como opções ofensivas válidas, o Basquete de Barcelos conquistou a sua primeira vitória.Braima Freire e Edson Rosário foram os melhores marcadores da Física ambos com 16 pontos, logo seguido por Miguel Barroca com 15. O Sampaense não se estreou com o pé direito esta temporada, culpa do Vitória de Guimarães, que venceu pela diferença mínima em S. Paio de Gramaços (76-75). Os vimaranenses recuperaram bem de um mau 1º período (7-16), tendo conseguido dar a volta ao marcador no final do 3º período (52-51). Mesmo cometendo demasiado turnovers (22), os comandados de Fernando Sá aguentaram até ao limite o embate do último quarto (24-24), mantendo-se assim só com vitórias.O extremo vitoriano Paulo Cunha (19 pontos e 10 ressaltos) voltou a estar a bom nível, ainda que tenha sido Dain Swetalla (14 pontos e 10 ressaltos) o mais valorizado da equipa.Nem mesmo a fantástica prestação de Alexander Rampier (31 pontos e 9 ressaltos) garantiu uma estreia positiva do Sampaense na Liga, um jogo que ficou igualmente marcado pela auspiciosa estreia do base norte-americano Steven Baker (17 pontos e 5 roubos de bola).Primeira vitória do Galitos na LigaA equipa da margem sul conseguiu um excelente resultado, ao bater, na ilha Terceira, o Lusitânia, por 66-60. Depois de uma primeira parte em que teve ligeiro ascendente (31-27), o arranque da etapa complementar (25-15) foi decisivo para o triunfo dos comandados de António Paulo Ferreira. No derradeiro quarto os açorianos bem tentaram reagir, mas a vantagem amealhada pelo Galitos foi suficiente para que pudessem festejar a primeira vitória no campeonato.O norte-americano Perry Stevenson (10 pontos e 15 ressaltos) voltou a demonstrar que é de extrema utilidade, mas foi o base da equipa do Barreiro, Pedro Pinto, e num jogo em que as defesas se superiorizaram aos ataques, a destacar-se em termos ofensivos ao marcar 23 pontos.Nos insulares, Marce Monplaisir (16 pontos e 12 ressaltos) comprovou uma vez mais a sua regularidade, ainda que tenha sido Augusto Sobrinho, com 18 pontos, o mais concretizador da equipa.