Na luta pelo 5º lugar
Portugal não pára de surpreender no Campeonato Europeu de sub-20 feminino – divisão A.

Competições | FPB | Seleções
11 JUL 2015
Nem mesmo o afastamento das meias-finais fez esmorecer a equipa nacional. Um fantástico inicio de 3º período, quinze pontos sem resposta, embalaram Portugal para mais um triunfo, desta feita frente à formação da Polónia (49-37). Aliás, o desempenho das comandadas de Eugénio Rodrigues ao longo dos quarenta minutos foi de enorme qualidade, sobretudo no capítulo defensivo, bem espelhado nos pontos sofridos.
O jogo começou a cair para o lado das jovens portuguesas no recomeço da etapa complementar, tendo sido um contra-ataque finalizado por Josephine Filipe a dar o mote para o parcial de 15-0 com que Portugal iniciou o 3º período. A atleta portuguesa revelava uma enorme eficácia, tanto de dois como de três pontos, contribuindo decisivamente para que Portugal tivesse disparado no marcador.
Ao intervalo o conjunto português vencia por seis pontos de diferença (24-18), mas com o parcial favorável de 20-7 durante os primeiros dez minutos do 2º tempo, a vitória estava mais próxima. Portugal controlou muito melhor a posse de bola, forçou a Polónia a cometer 21 turnovers, o que lhe permitiu ter mais vinte lançamentos (67 no total) que o seu adversário. Algo que atenuou a falta de pontaria das jogadoras nacionais (24% total).
Maria Kostourkova regressou às boas exibições, contabilizou um duplo-duplo (14 ressaltos e 11 pontos), e foi sempre uma referencia ofensiva no jogo interior de Portugal, para o qual as polacas num mostraram capacidade para contrariar. A dupla formada por Josephine Filipe e Simone Costa terminou com 8 pontos cada, a que somaram 4 e 5 ressaltos respetivamente.
Depois de garantir a subida, Portugal está agora a disputar o 5º lugar neste Europeu, num jogo em que reencontrará a equipa italiana, agendado para este domingo às 15.45 horas. Extraordinário comportamento das jovens jogadoras portuguesas, que certamente quererão fechar com chave de ouro a sua participação neste memorável europeu, e repetir o triunfo do anterior embate (64-60) diante da Itália.