Nacional da 1ª Divisão masculina avança para as meias-finais

Guifões SC e GDB Leça/Cargolândia vão discutir ainda a última vaga

Competições
22 JUN 2021

No Campeonato Nacional da 1.ª Divisão masculina, sete emblemas garantiram o apuramento para as meias-finais zonais. A norte, continuam a acalentar a subida à Proliga o SC Braga, o Galitos/Clínica Dr Semblano e o Beira-Mar/AAUAV, ao passo que na zona sul, seguem em prova Paço de Arcos Clube, Portimonense, ABC Santo André/Móveis Fernandes e Angrabasket. Guifões SC e GDB Leça/Cargolândia partem em busca do último lugar nas meias-finais da zona norte.

No playout, Ovarense B e Física de Torres Vedras asseguraram a permanência frente a Famalicense AC e Odisseia Basket, respetivamente, emblemas despromovidos ao Campeonato Nacional da 2.ª Divisão.

 

Zona Norte (fase regular)

Já apurados para os playoffs, Guifões SC e GDB Leça/Cargolândia enfrentaram-se no jogo derradeiro da fase regular, que pendeu com clareza para os locais – 88-68 -, onde sobressaiu Tiago Albano (7pts, 8res, 5ast, 1rb). Nos visitantes, Henrique Cruz (18pts, 5res, 3ast) revelou-se o principal opositor. Ambas as formações voltam a defrontar-se na luta por um lugar nas meias-finais.

 

Playoffs Norte

Com a vantagem do fator casa, o SC Braga suplantou o BC Barcelos por 56-51. Nos bracarenses, destacou-se por larga margem Eduardo Samuco (13pts, 9res), enquanto na turma barcelense Pedro Dias (6pts, 8res, 4ast, 2rb, 1dl) e Dantaveous Crawford (16pts, 13res, 1ast, 3rb) foram as maiores figuras. Na meia-final, o SC Braga vai bater-se com o Beira-Mar/AAUAV.

 

Playoffs Sul

O Angrabasket consumou a passagem às meias-finais, mercê da vitória caseira ante o Estoril BC por 89-71, marcador que se dilatou essencialmente no último quarto, quando os insulares assinaram um parcial de 31-19. Na batalha pelo acesso à final zonal, o Angrabasket terá pela frente o ABC Santo André/Móveis Fernandes.

 

Playout – 2.ª eliminatória Norte

No encontro que determinava a permanência no escalão, o Famalicense AC cedeu às mãos da Ovarense B – 56-69 -, apesar do inconformismo de Fernando Cardoso (16pts, 7res, 2rb) e Joaquim Oliveira (11pts, 6res, 3ast, 1rb, 1dl). No lado vareiro, que deteve sempre um ligeiro ascendente na partida, assumiram as rédeas Pedro Pinto (23pts, 10res, 2ast, 2rb) e André Silva (19pts, 8res, 4ast, 6rb, 1dl).

 

Playout – 2.ª eliminatória Sul

No embate entre Física de Torres Vedras e Odisseia Basket, houve necessidade de recurso a prolongamento para determinar quem seria relegado para a 2.ª Divisão. Os forasteiros perderam os três primeiros quartos, mas com uma reação enérgica, expressa num parcial de 8-15 nos dez minutos finais, forçaram um tempo suplementar. A equipa da casa levou a melhor, por 8-3, e assegurou assim a manutenção, feito municiado em grande escala pelos contributos de Francisco Ribeiro (13pts, 10res, 4ast, 2rb), Miguel Salvador (24pts, 5res, 1rb, 1dl) e Guilherme Pires (5pts, 13res, 5ast, 3rb, 1dl). No conjunto vencido, Gonçalo Marques (15pts, 9res, 2ast, 6rb, 1dl) e Bruno Marques (8pts, 9res, 2ast, 1rb) foram aqueles que mais remaram contra a maré.

 

Nota: fotografia retirada da página de Facebook oficial do Angrabasket. Autoria: Mário Picanço Ataíde.

Competições
22 JUN 2021

Mais Notícias