“Não há pole positions numa fase final nacional”
Gilda Correia, treinadora da Quinta dos Lombos, não vê favoritos à conquista do Campeonato Nacional de Sub 19 Femininos, e explica porquê em entrevista à FPB.

Associações | Atletas | Competições | Treinadores
1 JUN 2017
Na sua opinião, a Quinta dos Lombos é a favorita a vencer a prova, dada a liderança da Zona Sul com apenas uma derrota?
Não analiso a liderança na Zona Sul como uma partida à frente, não há pole positions numa fase final nacional. O cenário muda diariamente após cada jogo. Refletindo sobre o apuramento, nós e GDESSA, disputámos até ao último jogo a vaga direta para a fase final, jogo esse que estivemos obrigados a vencer. Entre os dois, o equilíbrio foi a nota dominante e a avaliar pelo resultado obtido na fase intermédia entre as equipas do Sul e Norte, perspetivo uma fase final sem favoritos.
Como avalia os adversários em competição?
Competentes e competitivos. As diferenças de potencial e de qualidade dos conjuntos vão minimizando-se à medida que se avança nas fases de competição e, chegados à última etapa, naturalmente que o equilíbrio é a característica que aproxima as equipas.
Em que aspetos as suas jogadoras terão de ser mais fortes?
Na luta das tabelas e na consistência defensiva. Temos características físicas com vantagem clara em determinadas situações do jogo, no entanto, nem sempre é possível explorá-las, por isso, precisamos de tornar o nosso jogo consistente em aspetos menos condicionáveis pelos nossos adversários.