«Não será fácil defrontarem-nos»
A equipa não é favorita à conquista da Taça de Portugal – admite o treinador – mas não deixará de bater o pé às equipas que lhe aparecerem pela frente nesta Final 8, a começar pelo BC Barcelos.

Competições | FPB | Treinadores
17 MAR 2015
O técnico deseja que os seus jogadores desfrutem da competição, consciente que “tudo pode acontecer”.
Ricardo Vasconcelos relembra que o Illiabum chegou a esta fase final com todo o mérito. Sem assumir favoritismo quanto à conquista do troféu, o treinador destaca a competitividade demonstrada pelo Illiabum ao longo de toda a temporada, pelo que não tem dúvidas que a sua equipa será temida por qualquer adversário. “Nós apurámo-nos de forma meritória para esta final a 8. Chegámos aqui, ao longo dos últimos 6 meses, com jogos efetuados contra todos os adversários desta final, e apenas com um nunca conseguimos discutir nenhum dos desafios. Assim, e apesar de não sermos favoritos na conquista deste troféu, tenho a certeza que os nossos adversários vão respeitar-nos e estou convencido que têm claro que enfrentar o Illiabum não é, nem vai ser, tarefa fácil!”
O treinador ilhavense sabe que tem pela frente um adversário experiente, com rotinas bem apreendidas, fruto do trabalho de anos onde foi mantido um núcleo duro de jogadores. “O Barcelos é uma equipa bem organizada e estruturada, com consistência e solidez, quer nos processos defensivos quer nos ofensivos. Isto torna-os numa equipa coesa e muito estável. Possui também jogadores muito eficazes em situações de 1×1, especialmente após vantagens ganhas em bloqueios indiretos. Uma boa defesa da bola, bem como impedir um bom balanço/equilíbrio do jogo interior/exterior serão muito importantes na nossa dinâmica defensiva.”
Ricardo Vasconcelos mostra-se esperançado que a sua equipa se supere com esta presença num ponto alto da temporada. Sem qualquer tipo de pressão, o treinador deseja que os atletas desfrutem deste momento, certo que estarão preparados para o desafio, e a desejar que a felicidade bafeje os ilhavenses. “Taça é sempre uma competição muito própria em todas as modalidades e em todo o mundo. Um jogo, uma inspiração, um momento marca toda a competição! Por isso, tem o seu charme próprio, e dá sempre um grande gozo aos atletas participar neste tipo de competições que tantas vezes tudo se decide em segundos… Estamos prontos para desfrutar do espírito da competição e sabemos bem que tudo pode acontecer!”