“Neemias está a bater à porta da NBA”

Bobby Jackson, treinador dos Stockton Kings, acredita que o português vai estar num plantel da NBA em 2023-24

Neemias Queta passou a maior parte dos últimos dois anos nos Stockton Kings, equipa de desenvolvimento dos Sacramento Kings que atua na G League, onde foi treinado por Bobby Jackson. Ex-jogador da NBA com uma carreira de 12 anos e mais de 750 jogos na melhor liga do mundo, Jackson não tem dúvidas que o internacional português tem qualidade para jogar na NBA.

Bobby Jackson passou metade da carreira de jogador em Sacramento, ao serviço dos Kings, e é atualmente o treinador da equipa secundária, na G League. O projeto de desenvolvimento dos Sacramento Kings foi montado para potenciar os atletas com mais possibilidades de chegar à equipa principal e, em declarações à FPB, o antigo base afirma que Neemias Queta foi uma das prioridades nas últimas duas temporadas. “Queremos fazer dele um poste de NBA. Permitir que ele perceba que tem um dom para este jogo, a um nível alto, e desenvolvê-lo. Espero que, um dia destes, esteja no plantel de uma equipa da NBA. Está a perceber o que significa ser um poste nesta liga e está quase lá. Está a bater à porta da NBA. Tem sido uma alegria trabalhar com ele”, diz.

Para Bobby Jackson, Neemias evoluiu muito na liga de desenvolvimento da NBA: “Sem dúvida. É para isso que serve a G League: desenvolver as capacidades que precisam de ser trabalhadas. Ele vai ser um poste que oferece bloqueio direto, ressalto, desarme de lançamentos e será uma âncora na defesa, quando chegar à NBA. E alguém a quem se pode passar a bola e dizer «faz uma jogada para nós». Quando chegar à NBA, o seu papel pode mudar um pouco, mas estamos a tentar acrescentar coisas ao seu jogo e dar-lhe a confiança que permita que ele atue com sucesso nos dois lados do campo”.

Uma dessas coisas é comunicar mais, algo em que o poste luso admite ter algumas dificuldades, mas tem desenvolvido. “Precisa de ser mais ‘nasty’ (mauzinho). Com a altura dele, tem que comunicar e liderar. É algo que ele está a atingir. Liderar e comunicar é difícil e eu penso que ele tem isso dentro dele, só tem que projetar ainda mais a sua voz, até porque os colegas vão ouvi-lo. É um dos nossos melhores jogadores e, se for mais comunicativo dentro e fora de campo, os colegas vão seguir a sua liderança”, garante o técnico, que só tem elogios para o português: “É um ser humano maravilhoso. Ama o jogo, é um excelente colega de equipa e penso que o céu é o limite para ele. Faz tudo da forma certa e os colegas adoram-no. É muito treinável, joga e treina duro, e o seu carácter nunca está em questão. Ainda está a desenvolver-se e a perceber o seu verdadeiro potencial como jogador de NBA”.

Por ter passado 12 anos na NBA, Bobby Jackson sabe o que é preciso para chegar e ficar na liga. “Consistência. Falo disso muitas vezes. Sobretudo em jogos em dias consecutivos. Ser consistente diariamente, focado, disciplinado. O talento existe, mas é preciso encontrar uma forma de ser consistente e jogar ao mais alto nível sempre que se entra em campo. E perceber qual é o seu papel, seja na G League ou na NBA”, assegura o treinador, que acredita que Neemias pode mesmo continuar em Sacramento. “Pode entrar na rotação, sem dúvida. A decisão não é minha, mas quem sabe o que está reservado para ele? O ‘front office’ e o treinador Mike Brown têm feito um trabalho fenomenal ao nível da avaliação de talento e sei que vão olhar com seriedade para o Neemias este verão. Foi draftado pelos Kings, tem jogado bem e tem-se desenvolvido na G League. Temos muitos jogadores a ficarem livres no verão e a verdade é que foram investidos muitos recursos no desenvolvimento do Neemias, mas é preciso escolher as peças certas para a organização ter sucesso”, lembra.

Em jeito de despedida, Bobby Jackson deixa uma mensagem para os portugueses: “Vocês têm um tipo especial no Neemias Queta. E acredito verdadeiramente que é um jogador de NBA. Tenho quase a certeza que vai estar num plantel na próxima época – espero que seja nos Sacramento Kings -, porque é um verdadeiro talento. Apoiem-no, dêem-lhe carinho, estejam do lado dele porque é um ser humano incrível”.

Foto: Getty Images

5 MAI 2023