Neemias Queta: “A G-League vai ajudar a adaptar-me ao estilo de jogo da NBA”

Atletas
12 AGO 2021

Neemias Queta, o primeiro português de sempre a ser escolhido no draft, falou com jornalistas portugueses esta quinta-feira e fez um balanço dos primeiros dias ao serviço dos Sacramento Kings. O novo contrato, as expectativas dos responsáveis da equipa e as reações dos portugueses nas redes sociais foram apenas alguns dos temas da sessão de perguntas e respostas.

Com a contratação de vários postes por parte dos Kings, Neemias não desmoraliza e garante que está preparado para passar algum tempo a jogar na G-League, a liga de desenvolvimento da NBA. “Os responsáveis da equipa disseram-me para, acima de tudo, estar preparado para jogar pelas duas equipas [Stockton Kings, na G-League, e Sacramento Kings, na NBA]. Para a qualquer momento ser chamado para a equipa principal e ter minutos na G-League. Só me vai ajudar a adaptar-me ao estilo de jogo da NBA, à rapidez do jogo da NBA. Acho que vou conseguir adaptar-me muito rapidamente”, afirma.

O poste diz que falou com o treinador da equipa principal, Luke Walton, e com vários dos colegas de equipa. “Já falei com o Coach Luke. Na noite do draft ligou-me e falámos cinco ou dez minutos. Consegui perceber um pouco do que queria de mim e o que espera de mim. Quantos aos veteranos, já conheci o Harrison [Barnes], o De’Aaron [Fox], o Tyrese [Haliburton]… Encorajaram-me e deram-me boas indicações do que tenho que fazer. Estou muito entusiasmado para poder começar a trabalhar com eles.”, acrescenta o poste luso.

Atualmente a jogar a Summer League, em Las Vegas, Neemias diz que a maior adaptação é “sem dúvida, a rapidez do jogo”, mas acredita que rapidamente estará habituado a esta nova realidade. “Na universidade, o jogo é muito mais partido, tens mais jogadas, esquemas por jogo, e aqui tenho de pensar muito mais rápido, tomar decisões mais rápidas, jogar mais rápido. Acho que é uma adaptação que vai demorar, mas quando as coisas começarem a clicar vou estar a um bom nível”, diz.

Dos vários «feedbacks» que tem recebido, o internacional português Sub20 revela que a equipa técnica lhe fizeram pedidos específicos para esta etapa inicial: “Ser a âncora defensiva, estar no meio do pintado, ser vocal, dizer aos meus colegas onde é que têm de estar e depois fazer o que sempre fiz: saltar, proteger o cesto”. Quanto ao que pode trazer à NBA, Neemias não tem dúvidas: O que posso trazer ao mundo da NBA é um poste de estilo europeu, mas com capacidades de ressalto e de desarme de lançamento. Acho também que consigo trazer um pouco da essência de Portugal e da Guiné-Bissau para a NBA, trazer um pouco dos dois países”.

A reação dos fãs portugueses não tem passado despercebida: “Tem sido bastante bom, tenho visto alguns dos tweets e acho que são engraçados. Tenho recebido imensas mensagens de apoio. Sou só um, não consigo responder a tudo, mas estou muito feliz pelo que tem acontecido. Ainda estou mais ansioso pelo futuro, pelo que posso vir a fazer. E só espero que, da maneira como tenho evoluído, no futuro possa continuar a receber este tipo de apoio”.

Atletas
12 AGO 2021

Mais Notícias