Neemias Queta anuncia que se vai declarar ao Draft da NBA
Poste português anunciou que se vai declarar ao Draft da NBA
Atletas | FPB
29 MAR 2021
O poste português de 21 anos, Neemias Queta, anunciou hoje a sua decisão de abdicar do seu último ano na Utah State University, e declarar-se elegível para o Draft da NBA 2021.
Em declarações ao site norte-americano, ESPN, o atleta afirmou: “Vou declarar-me ao draft porque me sinto preparado para elevar o meu jogo ao próximo nível e tornar realidade o sonho de jogar na NBA”.
Nesta última época as exibições do atleta luso ganharam uma notoriedade ainda maior, com Queta a integrar a equipa defensiva do ano na sua conferência, semifinalista do prémio Kareem Abdul-Jabbar – premeia o melhor poste universitário do país -, e finalista para o “Naismith Men’s Defensive Player of the Year”, o galardão para o melhor defensor do ano no basquetebol universitário norte-americano.
Devido à forma como se mostrou ao longo da época universitária, vários analistas norte-americanos colocam o português como um forte candidato a ser escolhido, com alguns a inserirem-no na primeira das duas rondas que compõem o Draft da NBA.
Forever a Aggie!!! pic.twitter.com/WQHmIlVxrO
— Quetão 🔥🤷🏿♂️ (@nemi1599) March 29, 2021
Em três anos com os Utah State Aggies, Neemias tornou-se uma das figuras da equipa e destacou-se como um dos melhores defensores da sua conferência. Venceu o prémio de melhor defensor em duas ocasiões (2018/19 e 2020/21), bateu o recorde da universidade para mais desarmes de lançamento por um único jogador (219), máximo numa época (97 em 2020/21), e num único jogo (nove frente Colorado State a 12 de março de 2021).
Estatisticamente, o internacional jovem por Portugal gravou o seu nome na história da “Mountain West Conference”, ao tornar-se o terceiro jogador na conferência com mais desarmes de lançamento, e tornou-se o segundo na história do basquetebol universitário norte-americano, a terminar uma época com médias de 14.5 pontos, 10 ressaltos, três desarmes de lançamento, 2.5 assistências e um roubo de bola por jogo.
No entanto, o talento do jogador, que começou a sua formação no FC Barreirense e passou pelo SL Benfica, não se limita ao plano defensivo. Neemias mostrou melhorias no plano ofensivo, e terminou a temporada 2020/21 com máximo de carreira em pontos marcados (14.9), e assistências (2.7), bem como ressaltos (10), desarmes de lançamento (3.3) e roubos de bola (1.1).
Em 2018/19, Neemias também anunciara que se iria declarar ao Draft da NBA, mas acabou por retirar o nome.