“Neemias Queta: Dream Big”, o sonho de Neemias no grande ecrã

Estreia agendada para as 20h00 desta quarta-feira

Atletas
17 NOV 2021

Foi esta terça-feira, pelas 18h00, que o Cinema City Campo Pequeno acolheu a antestreia do documentário “Neemias Queta: Dream Big”, uma curta-metragem do projeto Betclic NXT da autoria do realizador português, André Braz.

A pelicula conta-nos a história da ainda curta, mas já vivida carreira de Neemias Queta, desde a mais tenra idade até ao dia em que ouviu o seu nome ser chamado no Draft da NBA. O documentário foi gravado durante este ano e, apesar das restrições impostas pela pandemia, foi possível acompanhar de perto o verão de Neemias e as semanas que antecederam o Draft da NBA. Na antestreia, o realizador André Bráz não se coibiu de apresentar o documentário, destacando a colaboração de Neemias ao longo de todo o processo: “Acompanhámos a história dele desde criança, acompanhámos também os momentos antes do dia do ‘draft’. Podem esperar um documentário sobre um sonho realizado, houve sempre muita abertura. Ele tinha muita vontade que este filme fosse feito, para contar a história dele às pessoas. Ele tem um impacto muito grande nas pessoas que o rodeiam”, explicou.

Além do realizador da curta-metragem, também Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, marcou presença na antestreia do documentário, anunciando a construção de um “Campo de basquetebol Neemias”, assim como a doação de 500 bolas para a prática do minibasquete no clube formação do prodígio português, o FC Barreirense. O presidente da FPB revelou ainda que percebeu, desde cedo, que Neemias tinha os seus objetivos bem definidos: “Antes de ir para os Estados Unidos, Neemias tinha uma proposta do Valência. Eu disse-lhe para aproveitar, porque assim nem precisaria de andar nos ‘drafts’. E ele disse-me que o dinheiro até ajudaria a família, mas o treinador do Utah State Aggies foi falar com ele ao Vale da Amoreira e comprometeu-se que iria para lá e não teve coragem de negar a proposta. Só isso mostra bem a cabeça bem organizada que tem”, concluiu.

Já o selecionador português de basquetebol, Mário Gomes, acredita que Neemias Queta vai ser o farol do basquetebol português nos próximos anos: “Como homem do basquetebol, espero que tenha um impacto muito grande na nossa juventude, para que haja uma adesão maior à modalidade. E que, obviamente, com a participação de Neemias na seleção nacional, possamos subir patamares competitivos. Ele tem objetivos claros, não se esquece de onde veio e o que teve de trabalhar para estar onde está agora. Sei que vai ser paciente e vai perceber quem é que lhe vai dar bons conselhos para poder fazer o trajeto que todos desejamos que ele faça. Ele vai ser um marco histórico na modalidade”, salientou.

Por último, mas não menos importante, o próprio Neemias deixou uma mensagem a todos aqueles que encheram o Cinema City Campo Pequeno para a antestreia do seu documentário: “Quero agradecer a toda a gente que está na estreia do meu filme. Espero que consigam aprender um pouco mais do que foi a minha vida. Este documentário conseguiu retratar muito bem o que se passou na minha vida, o que tive de superar para poder crescer tanto como pessoa, como como atleta. Tanto dentro de campo, como fora dele, sinto que Deus tem muitas bênçãos para mim no futuro. Obrigado”, afirmou.

“Neemias Queta: Dream Big” estreia esta quarta-feira, às 20h00, no canal de YouTube da Betclic.

Atletas
17 NOV 2021

Mais Notícias