“Nem sempre quem tem potencial chega a ser jogador de alto nível”

No Centro Nacional de Treino (CNT) de Ponte de Sor, diariamente, jovens jogadores e todo o staff técnico trabalham em prol de um futuro melhor para o nosso basquetebol, com a formação de grandes atletas.

Atletas | Competições | Formação | Seleções | Treinadores
13 DEZ 2018

 

Andrii Melnychuk, treinador principal do CNT, concedeu uma entrevista à FPB, na qual faz um balanço destes primeiros meses da temporada!

Como estão a correr estes primeiros meses da temporada em Ponte de Sor? Quais são os maiores desafios que se colocam?

Começámos a segunda época do Centro Nacional de Treino em Ponte de Sor. Este ano conseguimos organizar o nosso trabalho desde de início e já tínhamos experiência de um ano, o que nos permitiu antecipar algumas questões de planeamento e organização. Para alguns jogadores é necessário conceder algum tempo para adquirir hábitos de treino diário com alta intensidade, sendo que conseguimos ultrapassar um período com várias lesões. Curiosamente, nesse período, surgiu a oportunidade de controlar aprofundadamente a capacidade de aguentar a carga de treino e de contar com a ajuda de David Triguero, Doutorando que está sob a orientação do Professor António Paulo Ferreira. O grupo de jogadores foi observado durante a época passada (estágio de observação e Festa do Basquetebol 2018).

 

Como caracteriza este grupo de trabalho? Há muito potencial?

Claro que este grupo tem potencial. No entanto, sabemos que nem sempre quem tem potencial chega a ser jogador de alto nível. É importantíssimo saber trabalhar todos os dias para ser melhor. A maioria dos rapazes não tinha a perceção de que é tão duro.

 

Para que as pessoas entendam melhor as rotinas do grupo, como é o dia-a-dia em Ponte de Sor?

Este ano temos como uma das melhorias a frequência do ginásio DLF, em Ponte de Sor, num trabalho que está a ser orientado pelo Professor António Paulo Ferreira. O nosso trabalho semanal não é fixo, mas a semana tipo é caracterizada por treino físico em ginásio às segundas e terças-feiras, com dois subgrupos, e às quintas- feiras com o grupo completo. Mais, realizamos ainda dois treinos matinais com objetivos de aprendizagem/treino/aperfeiçoamento de técnica individual. Diariamente, após as aulas, acontecem os treinos, com durações de 90 a 120 minutos e com início pelas 17 horas ou 18h30. Mais concretamente, segunda-feira o treino acontece entre as 18 e as 20 horas, enquanto às terças e quintas-feiras os treinos decorrem das 18 às 19h30. Semanalmente, às quartas-feiras, os treinos são das 16 às 18 horas, após a frequência obrigatória da “sala aprender +”. Pela hora de almoço, no mini-ginásio da Escola Secundária de Ponte de Sor, surge a oportunidade de realizar rotinas de otimização e fortalecimento. Também neste tempo, a fisioterapeuta acompanha a evolução do processo de recuperação.

 

 

Atletas | Competições | Formação | Seleções | Treinadores
13 DEZ 2018

Mais Notícias