No caminhar está o ganho
Valentyn Melnychuk, técnico das selecções nacionais A, B e Sub20, dedicou o dia de hoje (dia 12) a trabalhar, no Pavilhão do Queluz, com várias dezenas de jovens da zona sul do país cujas prestações desportivas nos respectivos clubes e campeonatos têm merecido a sua atenção.
Seleções
12 JAN 2004
Assim, de manhã o treinador ucraniano recebeu os convocados da Selecção Nacional B e, à tarde, acolheu os jovens chamados à Selecção Nacional de Sub20. Observações atentas, treino de aspectos particulares do jogo, recomendações, conselhos e muitos estímulos constituíram a receita de Valentyn Melnychuk, auxiliado de manhã por Alberto Babo e, à tarde, por Jorge Bruno.
Manter os jovens na esteira de jogadores seleccionáveis para as equipas nacionais é um dos objectivos da equipa técnica nacional, reconhecendo o valor desportivo dos jogadores e estimulando-os a um permanente esforço de auto-superação. A criação da Selecção Nacional B e a reactivação da Selecção Nacional Sub20, que passou a ser contemplada no calendário competitivo europeu, são factores que preencheram uma lacuna de actividade competitiva do mais alto nível, que começa a dar os seus frutos. Entre outros exemplos, que se notabilizam nos respectivos clubes, atente-se nas integrações de Rui Mota e de Nuno Cortez na Selecção Nacional A, ao mesmo tempo que ganham condições para conquistar mais minutos de utilização no Porto Ferpinta e na Oliveirense, respectivamente. Ao jovens dos dois grupos convocados demonstraram grande entusiasmo no trabalho proposto por Valentyn Melnychuk, que acredita nos efeitos positivos desta actividade sistemática na atitude dos jogadores perante a carreira de jogadores. No próximo dia 19 de Janeiro, acção idêntica terá lugar para os jogadores da zona norte do país.No horizonte mais imediato poderá estar a participação de uma representação jovem portuguesa num torneio internacional na zona de Bordéus, em França, para onde Valentyn Melnychuk poderá deslocar um conjunto misto composto por jogadores das selecções nacionais B e de Sub20, tendo em conta que esta última terá compromissos europeus em 2005.