No LuxemburgoPortugal «arruma» Noruega e Irlanda

Portugal entrou a vencer na Taça Spuerkeess e na Taça Lottolux, que começaram hoje no Luxemburgo.

Seleções
26 DEZ 2003

Após prolongamento, a selecção nacional masculina derrotou (99-96) a congénere da Noruega e a feminina venceu com tranquilidade a homóloga da Irlanda por 40 pontos (87-47), em jogos integrados na jornada inaugural da competição que comemora o 70.º aniversário da Federação de Basquetebol do Luxemburgo.

No final do tempo regulamentar o marcador do encontro entre portugueses e noruegueses registava uma igualdade a 85 pontos, mas ao intervalo Portugal levava uma vantagem de quatro pontos (48-44).
Portugal foi algo surpreendido pela ousadia «triplista» inicial dos noruegueses, que caracterizou o seu jogo exterior, o qual ofereceu as maiores dificuldades defensivas à Selecção Nacional. No entanto, Nuno Perdigão, José Costa e seus pares, especialmente Rui Mota e Jorge Coelho, com garra e determinação, nunca permitiram grande ascendente aos noruegueses mas também o melhor que lograram foi um empate no final do tempo regulamentar.
Portugal alinhou e marcou do seguinte modo: José Costa (13), Paulo Simão (8), Nuno Marçal (12), Francisco Jordão (11), Elvis Évora (16), Nuno Perdigão (8), Rui Mota (15), Jorge Coelho (16), Jaime Silva e Filipe Silva. João Manuel e Nuno Cortez não jogaram.
A Selecção Nacional feminina só precisou do primeiro período para avaliar a consistência e qualidade da oposição da Irlanda. Percebida a questão, as pupilas de José Leite arrancaram com determinação uma exibição capaz de manietar por completo as adversárias, logrando um parcial de 21-7 no segundo período. Estava sentenciada a sorte do jogo pois até final Portugal jogou com tranquilidade e segurança.
De registar as estreias absolutas na Selecção Nacional de Joana Batista, a única que não pontuou, de Sónia Ferreira (3), Cristiana Araújo (4) e Vera Correia (3). As restantes jogadoras utilizadas foram as seguintes: Sofia Ramalho (22 pontos), Sónia Reis (18), Joana Ribeiro (3), Susana Almeida (8), Susana Soares (9), Mónica Duarte (2), Cecília Shinn (11) e Sofia Coelho (4).

Seleções
26 DEZ 2003

Mais Notícias