Novo triunfo das Sub-20

Depois da tempestade, a bonança. Embora o grupo ainda não esteja completo, pois ainda há quatro jogadoras a recuperar da intoxicação alimentar que afetou a equipa na Hungria, as oito atletas que nesta altura estão à disposição do selecionador Eugénio Rodrigues voltaram a vencer, desta feita diante da Grã-Bretanha (66-39).

Competições | Seleções
22 AGO 2012

Reacende-se a esperança de as Sub-20 portuguesas conseguirem manter-se na Divisão A do Campeonato da Europa, não obstante as (muitas) adversidades.

A Grã-Bertanha era um rival já conhecido, tínhamos jogado duas vezes durante a preparação e ganho ambas as partidas. Assim destacávamos duas preocupações, o facto de neste momento eles já estarem com duas derrotas e afastados praticamente da permanência, aspecto que não só retirar pressão, bem como tendemos a facilitar estes adversários, como também o facto de sabermos que é no jogo interior que elas nos poderiam causar problemas visto que as vantagens de peso e altura sao consideráveis (ainda mais com o reforço das sub 18 Green). O jogo passaria por defender muita zona 2×3 a fim de proteger os postes portugueses das faltas e desgaste que o jogo iria obrigar, e castiga-las com pick and roll, obrigando os defesas grandes a abandonar a tabela ou a deixar os pequenos expostos as nossas boas penetradoras. Assim sabíamos que rapidamente iriam passar a defesa zona.Grã-Bertanha iniciou o jogo em busca de jogar triangulações poste alto/poste baixo o que nos causou de inicio alguns problemas às jogadoras da linha de trás da zona, visto que a bola no poste alto comprometia o defesa do meio da zona. Rectificações e ajustes feitos passou a ser muito complicado para o adversário colocar a bola nas postes, chegar perto do cesto e fazer pontos.Iniciaram também elas com defesa zona 2×3 colocando logo 3 jogadoras altas que habitualmente jogam de poste, criando uma zona de envergaduras muito grande. Castigávamos a frente da zona com pick and roll e buscávamos ajudas do lado da bola que permitia tiros abertos. Funcionava na perfeição com a Daniela Domingues, e não só, a apresentar um acerto notável da linha de 3 pontos.Depois de um mau inicio, iamos pouco e pouco construindo vantagens pequenas que ao intervalo já era de 13 pontos (33-20). Fortalecíamos a defesa, ajustávamos cada vez mais ao ataque adversário, obrigando a perdas de bolas sucessivas, e no ataque tranquilamente melhorávamos as decisões e as percentagens permitia-nos fazer crescer a vantagem que acabou nos 27 pontos de diferença (66-39)!Portugal-Grã-Bretanha, 66-39Parciais: 18-14; 15-6; 16-9; 17-10Por Portugal alinharam e marcaram:Daniela Domingues – 17Victória Pacheco – 12Paula Couto – 7Inês Faustino – 8Inês Pinto – 2Jessica Almeida – 11Joana Soeiro – 4Laura Ferreira – 2Esta quinta-feira cumpre-se um dia de folga. Portugal volta à ação no Europeu na sexta-feira, diante da Itália.

Competições | Seleções
22 AGO 2012

Mais Notícias