Os “números” da final da Liga Betclic Masculina

Os destaques individuais e coletivos de SL Benfica e Sporting CP

Competições | FPB
2 JUN 2023

 A inédita final dos playoffs da Liga Betclic Masculina está aí à porta e é altura de olhar detalhadamente para os “números” por trás daqueles que serão os últimos jogos da época 2022/23.

Começando pelo plano coletivo, o frente a frente entre SL Benfica e Sporting CP diz-nos que estamos perante as duas equipas que mais pontos marcaram na temporada 2022/23. São as duas únicas equipas a marcar 90 ou mais pontos por jogo na Liga (SL Benfica – 93.6; Sporting CP – 91.2). Além da marcação de pontos, destacam-se como as formações com o rating ofensivo mais elevado. Os encarnados lideram a lista com 118.7 pontos marcados por 100 posses de bola, já o Sporting surge na terceira posição do ranking com uma média de 114.2 pontos convertidos por 100 posses. As duas equipas surgem também no topo da lista que destaca as mais eficazes a lançar do perímetro. As “águias” a marcam 38.2% das suas tentativas, ao passo que os “leões” converterem 37.8% dos seus lançamentos da linha dos três pontos.

No plano ofensivo, a formação comandada por Norberto Alves surge ainda na liderança no que diz respeito ao aproveitamento dos seus lançamentos de campo (50.1%). Além disto, os campeões nacionais em título são a equipa que apresenta a média mais elevada de triplos convertidos por jogo (10.9). Por sua vez, no plano defensivo, as “águias” são a equipa que melhor defende o lançamento de três pontos na Liga Betclic Masculina em 2022/23 (sofrendo apenas 30.2% dos triplos que os seus adversários lançam), conseguindo ainda ser o conjunto que mais vezes vê as equipas adversárias perderem a posse de bola, com uma média de 17.3 perdas de bola sem lançamento, por encontro.

Apesar da versatilidade da equipa encarnada, a equipa orientada por Pedro Nuno Monteiro também tem uma palavra a dizer nos vários aspetos defensivos do jogo. Os “leões” chegam à final com a melhor percentagem defensiva de lançamentos de campo (41.2%) e de lançamentos de dois pontos (48.3%), acrescentando ainda a capacidade de recuperar na tabela ofensiva. A formação de Alvalade conquista 35% dos ressaltos disputados na sua tabela ofensiva, sendo esta a percentagem mais elevada entre todas as equipas da Liga. No que diz respeito ao ritmo de jogo, os “leões” também partem à frente já que exibem a média mais elevada de posses de bola por partida (79.8). No que toca à disciplina, o Sporting faz 24.4 faltas por jogo, mais do que qualquer outra equipa na Liga Betclic Masculina, comparativamente ao SL Benfica que por jogo faz uma média de 19.0 faltas.

No entanto, os melhores “ataques” e as melhores “defesas” da temporada 2022/23, não atingiriam estes números sem a capacidade evidenciada pelos protagonistas da Liga Betclic Masculina – os jogadores. No plano individual realce para o facto das duas equipas terem nas suas fileiras seis jogadores com uma valorização MVP correspondente ou superior a 10 pontos, prova da profundidade dos plantéis.

No Sporting salientar o base norte-americano Marcus Lovett Jr., com uns espantosos 18.8 pontos por jogo com eficácias de 57.1% de dois pontos, 41.6% de três e ainda 84.1% da linha de lance livre. A dupla de internacionais portugueses, composta por Diogo Ventura e Travante Williams, também surge em grande plano. Williams distingue-se pela capacidade em contribuir dos dois lados do campo, com 15.5 pontos (59.8% 2pts), 5.6 ressaltos, 3.9 assistências e ainda 2.2 roubos de bola (a média mais elevada destas finais). Já Diogo Ventura destaca-se pela eficácia com que lança da linha dos três pontos (43.3%), sobressaindo também como o jogador que mais assistências consegue produzir com uma média de 5.8 por jogo.

Do outro lado, o internacional tunisino, Makram Romdhane, assume protagonismo com uma média que roça o duplo-duplo (9.3pts e 8.2res), bem secundado pelo internacional cabo-verdiano, Ivan Almeida, que traz a jogo os seus 13.3pontos (71.3% 2pts), 5.2 ressaltos, 3.3assistêcnias e 1.5 roubos de bola. A fechar o trio de jogadores mais valiosos no plantel encarnado, ênfase para Aaron Borussard e para os seus 14.9 pontos, (55.2% 2pts e 87.4% LL), 3.7 ressaltos, 3.7 assistências e 1.3 roubos de bola, por jogo.

Os dados estão lançados, os “números” da final inédita estão apresentados, mas a bola só é lançada ao ar às 19h00 do próximo domingo. Todos os jogos contam com transmissão em direto na RTP2 e na FPBtv. Podes consultar o calendário da final da Liga Betclic Masculina, aqui.

Competições | FPB
2 JUN 2023

Mais Notícias