Nuno Manaia: “Verão positivo das seleções nacionais”

O Diretor Técnico Nacional, Nuno Manaia, faz um balanço positivo da participação de todas as seleções nacionais nas competições internacionais deste verão.

Em declarações exclusivas à FPB, o DTN sublinha o bronze das Sub25 nas Universíadas de Nápoles, o título europeu da Divisão B e subida à Divisão A dos Sub20 masculinos e a ascenção à elite das Sub16 femininas como alguns dos momentos que marcam os últimos meses.

 

“Os Seniores masculinos não conseguiram o apuramento para a fase seguinte de qualificação para o EuroBasket 2021, apesar de terem ficado em igualdade pontual com Suíça e Islândia.”

 

“Não atingimos o nosso objetivo e assumir isso é a melhor forma de percebermos que temos que avaliar e corrigir o que houver a corrigir, para avançarmos para a próxima etapa na procura de maior sucesso.”

 

“Apesar de não termos passado à próxima fase, conseguimos ver bons momentos da nossa seleção, assim como novos jogadores a aparecer com prestações muito interessantes, embora ainda não consistentes”

 

“As Seniores femininas vão iniciar em novembro a caminhada para o EuroBasket 2021 e dessa equipa farão parte muitas das Sub25 que conquistaram a medalha de bronze nas Universíadas.”

 

Este foi o melhor resultado de sempre de uma seleção portuguesa nesta competição. Este resultado foi conseguido com as gerações de jogadoras que tanto destaque tiveram nos Europeus jovens dos anos anteriores, o que revela continuidade no processo que, esperamos, se reflita a breve prazo no desempenho da nossa Seleção Sénior”.

 

Os Sub20 masculinos conseguiram subir à Divisão A pela primeira vez, juntando a isso o histórico e único título europeu que o basquetebol português conquistou até ao momento e que, apesar de ser da Divisão B, merece destaque, não só pelo resultado final, mas também pela forma convincente como foi obtido.”

 

Permite-nos igualmente olhar para o futuro com otimismo, pois foi visível que temos qualidade nos jovens que integraram esta equipa

 

As Sub20 femininas não conseguiram a manutenção, mas foi a equipa que competiu com as melhores seleções da Europa, pois participou na Divisão A. Apesar da descida, deixámos uma boa imagem, pois batemo-nos muitas vezes de igual para igual com as melhores seleções europeias”

 

“Os Sub18 masculinos e femininos ficaram nos oito primeiros lugares da Divisão B e foram durante boa parte da competição alimentando a ideia de que poderiam chegar mais longe”

 

As Sub16 femininas subiram à Divisão A, tendo feito um trajeto notável durante toda a competição, onde, além de outras situações, foram bem visíveis as rotinas adquiridas pelas oito atletas que integraram o CAR Jamor na época passada, em que as restantes quatro jogadoras encaixaram que nem uma luva”

 

Nos Sub16 masculinos foi visível o ‘crescimento’ de alguns jogadores durante a preparação. A equipa bateu-se bem durante o Europeu, mas não foi possível ficar mais acima na classificação final”

 

De realçar ainda que as nossas seleções nacionais de Sub14 masculinos e femininos participaram num torneio em Espanha. No feminino, esta foi a segunda participação seguida, enquanto no masculino ‘construímos’ a primeira seleção nacional neste escalão.

 

Esta é uma atividade que queremos manter e consolidar, pois a antecipação do contacto internacional permite-nos estar mais preparados para as competições FIBA de Sub16

 

“Quero destacar ainda a honrosa primeira participação das nossas selecões nacionais 3×3 de Seniores e Sub18, em ambos os géneros, nos apuramentos para os respetivos Campeonatos da Europa. A generalidade dos países Europeus já participava e Portugal deu esse passo este verão”

 

“Em resumo, o balanço da participação das seleções nacionais nas competições internacionais deste verão é positivo. É agora altura de fazer uma avaliação detalhada de toda a atividade realizada, por forma a melhorar e consolidar este trajeto ascendente das nossas seleções nacionais”

28 AGO 2019